Juara – Mato Grosso
Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2024

Promotor da 27° Zona Eleitoral de Juara orienta sobre transporte no dia das eleições e como denunciar irregularidades

Em entrevista exclusiva à Rádio Tucunaré, nesse dia 26, o promotor da Justiça eleitoral da 27ª zona eleitoral de Juara Dr. Herbert Dias Ferreira, informou que a justiça eleitoral está preparada e organizada para as eleições de 2022 na Comarca.

Em reunião recente entre os poderes constituídos e as forças de Segurança Pública aconteceu, para operacionalizar o funcionamento da Justiça Eleitoral no próximo dia 2, afim de garantir que tudo ocorra da forma mais natural possível, informou.

Em relação à denúncias durante a campanha eleitoral em Juara e região, Dr Herbert considera, que por se tratar de eleições de caráter geral, o número de denúncias na promotoria eleitoral é considerado menor, e em regra, esse tipo de denúncia são formalizadas na Procuradoria Regional Eleitoral, com pedido de providência na conduta de determinados candidatos, mas algumas denúncias foram até a promotoria local, e foram formuladas através do aplicativo Pardal, onde a maioria delas se tratava de irregularidades na campanha eleitoral.

Com relação ao transporte de eleitores no dia da votação, há algum tempo, a justiça eleitoral conta com auxílio do poder público local, usar o transporte dessas pessoas que estão em locais mais distantes dos grandes centros ou que não tenham zonas eleitorais e por isso são requisitados esses meios de transportes, conduzam essas pessoas até os locais de votação.

Veículos estão a serviço da justiça eleitoral e foram requisitados especialmente para essa situação e estão devidamente identificados, pois se não fosse, configuraria crime fazer o transporte de eleitores, fora dessa situação prevista pela justiça eleitoral, explicou.

O promotor orienta para que as pessoas que supostamente venham a presenciar alguma situação ilegal no dia das eleições, que toda a seção de votação possui presidente, pessoa para quem deve ser reportada todas as reclamações e denúncias, sem prejuízo à prerrogativa de denúncias à justiça eleitoral, que possui o Juiz Eleitoral, Ministério Público eleitoral na pessoa do promotor e também os servidores, durante todo dia, na sede da promotoria de justiça, como também, na sede do Cartório Eleitoral para acolher eventuais denúncias, que venham a acontecer.

Sobre  o antigo “cadeião”, que era o ginásio de esportes reservado para levar pessoas, que faziam “boca de urna” ou qualquer outra irregularidade, o promotor explicou, quê nas últimas eleições deixaram de existir, embora em tempos passados era compreensível a sua existência, mas com o amadurecimento e a consciência da população sobre seus atos de cidadania e da importância da democracia, que devem exercer de forma livre e consciente o seu direito do voto, “não se vê necessária à existência desse local para conduzir os transgressores”, disse.

Não terá mais “Cadeião” nessas eleições de 2022, sem prejuízo da cadeia pública e demais órgãos para abrigar aqueles que cometerem infrações no dia das eleições.

Ao encerrar a entrevista, o promotor Eleitoral Dr Herbert disse, que é preciso ter atenção com o fato de que, nesse pleito as eleições seguirão o horário de Brasília, com a padronização em caráter nacional, ou seja, iniciando e encerrando no mesmo tempo, seguindo o horário de Brasília e por isso, que seja observado de fato, o horário de votação em todo Mato Grosso, que terá início às 7 horas com encerramento às 16 horas.

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br