Juara – Mato Grosso
Segunda-Feira, 26 de Fevereiro de 2024

Prorrogado até 11 de dezembro em Juara a declaração de estoque dos produtores rurais

O Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) prorrogou a campanha de atualização de estoque de rebanho até o dia 11 de dezembro de 2023.

A comunicação de rebanho é obrigatória e começou no dia 1º de novembro e se encerrou no dia 31.

Na parte bovina, a campanha substitui a vacinação contra a febre aftosa, além dos criadores de gado, os de aves e de suínos também devem obrigatoriamente fazer a atualização de rebanho, e os produtores rurais de outras oito espécies (búfalos, cabras, ovelhas, cavalos, jumentos, mulas, abelhas e peixes) também podem atualizar o quantitativo fazer a junto ao Indea, porém nessa etapa não é obrigatória como aos que criam gado, suínos e aves.

Segundo o médico veterinário do Indea de Juara, Francisco Valtenio Sales, popular Chiquinho, o produtor rural que não fez a comunicação não consegue mais emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), ficando impedido de comercializar os animais, exceto para abate.

Também existe a previsão de outras penalidades, como aplicação de multas, que podem chegar a soma de R$ 6 mil para aqueles que não realizarem a comunicação no prazo, e nós não queremos isso, porque nossos produtores (pecuaristas) sempre cumpriram com suas obrigações quando era a vacinação contra Aftosa, então queremos que todos se conscientizem e faça sua declaração”, disse Chiquinho.

Cadastro

É possível ir pessoalmente ao escritório do Indea de Juara e realizar a atualização do rebanho e dos dados cadastrais. O produtor rural pode também optar em fazer a comunicação de estoque pela internet, no módulo do produtor.

Fonte: Radio Tucunaré/ Acesse Noticias /Soan de Barros

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br