Diante dos casos alarmantes de suicídios que ocorreram nos primeiros 06 meses do ano em Juara, sendo 02 deles como modos operantes parecidos, envolvendo problemas de questão família conjugal, psicólogas e pastores se manifestaram a respeito do caso.
A reportagem da Rádio Tucunaré e acessonoticias ouviu com exclusividade a psicóloga Renta Meire da Silva do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), unidade de Juara, onde ela fez relatos dizendo que várias pessoas tem procurado a unidade do Caps para tratamento de transtornos mentais envolvendo laços familiares entre outros, e conclamou que é importante que as pessoas que já estão em tratamentos continue fazendo os acompanhamentos psicológicos e tomando as medicações que lhe são indicadas e propostas.
“A família em si também pode contribuir com isso incentivando a pessoa com problemas de depressão a se tratar, porque o problema é mais sério do que se imagina, e não é brincadeira e nem frescura”, disse psicóloga Renta Meire.
Vários fatores podem levar a depressão, conforme foi destacado por ela.
Considerada como o mal do século, essa doença chamada de ‘Depressão’ atinge mais de 350 milhões de pessoas no mundo e causa diversos impactos nas atividades diárias da pessoa que possui a doença.
A estimativa é que 19% da população mundial possua depressão em algum momento da vida, e é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a doença que mais produz incapacidade funcional em todo o mundo.
Mas afinal, o que é depressão e quais são os sintomas?
“A depressão, segundo a psicologia é uma doença biológica que tem um fundo psicológico junto, mas afeta várias esferas da vida da pessoa.
Uma das principais características da depressão é a deficiência de substâncias neurotransmissoras, como a serotonina. A doença é categorizada como um quadro marcado por cinco ou mais dos seguintes sintomas:
- Presença de humor triste ao longo de quase todo o dia, na maior parte dos dias,
- Perda de interesse e prazer nas suas atividades rotineiras,
- Ganho ou perda de peso sem estar fazendo dieta,
- Redução ou aumento de apetite quase todos os dias,
- Insônia ou excesso de sono quase todos os dias,
- Agitação ou lentidão psicomotoras observáveis por outras pessoas,
- Sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva ou inapropriada,
- Capacidade diminuída para pensar, se concentrar e tomar decisões,
- Pensamentos recorrentes de morte ou ideação suicida.