Com o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Brasil, milhões de brasileiros serão imunizados nos próximos meses, mas alguns grupos não poderão receber doses neste primeiro momento.
O infectologista Leonardo Weissmann, da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), ressalta que a maioria da população pode ser vacinada, mas ainda há necessidade de estudos complementares dos imunizantes para uma parcela específica.
A Coordenadora da sala de vacinas em Juara explica que gestantes ou mulheres que daram à luz, pessoas com febre, pessoas com sintomas de síndrome gripal, pessoas diagnosticadas com a doença ou debilitadas, não podem tomar a vacina contra a Covid 19.
Ela explica que a secretaria municipal de saúde está seguindo todas os critérios orientados pelo Ministério da Saúde e o cronograma e orientações da secretaria estadual de saúde.
O município de Juara recebeu na primeira etapa 270 doses da vacina, onde a imunização iniciou na semana passada com cumprindo as exigências dos órgãos de saúde vacinando os grupos prioritários que trabalham na área da saúde na linha de frente contra o coronavirus.
Quem pode tomar
O infectologista enfatiza que a maior parte das pessoas deve se vacinar, principalmente aquelas pertencentes a grupos de risco, que inclui idosos e portadores de doenças crônicas.
Imunossuprimidos
Pacientes em tratamento de câncer, HIV positivo, transplantados ou aqueles que sofrem de doenças autoimunes (reumatológicas) devem ser vacinados.