Juara – Mato Grosso
Segunda-Feira, 26 de Fevereiro de 2024

Vários produtores rurais já estão colhendo café Conilon em assentamentos de Juara

Credito da foto: Rafael Semansato secretário

Incentivado pela prefeitura de Juara, e em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), a secretaria de agricultura do município, desde o inicio desta gestão vem acompanhando e orientando os produtores nos assentamentos de Juara com o plantio e cultivo do Café Conilon.

O trabalho é fruto do Projeto MT Produtivo Café que foi criado pelo governo de Mato Grosso através da SEAF – Secretaria de Agricultura Familiar, conforme disse Rafael Semansato secretário do agronegócio de Juara.

Atualmente, segundo o secretário, 10 produtores rurais já estão colhendo o café em suas propriedades e demonstram contentamento com a produção, sendo elas na região do assentamento e no distrito de Paranorte.

Com a finalidade de oferecer ainda mais incentivo, a secretária do agronegócio de Juara está buscando a viabilização de mais mudas do café, uma vez que há interesse por parte de outros produtores em investir na plantação do produto.

O Café Conilon (também chamado de café Robusto) é um café de incerto com melhoramento genético da EMBRAPA do Estado de Rondônia que é adaptado ao tipo de solo desta região e também as condições climáticas.

Rafael informou que foi dado todo suporte a esses produtores, desde a escolha da área, adubação do solo, analises do solo e adubação em calagem acompanhado dos técnicos da Empaer e da secretaria municipal do agronegócio do município.

Todo esse trabalho teve  apoio incondicional da prefeitura por parte do prefeito Carlos Sirena e do vice-prefeito Nei da Farmácia, onde o secretário Rafael destacou que ambos não tem medido esforços para irem até a capital em busca de recursos e aprovação desses projetos que vem tendo resultado satisfatório, como é o caso da produção do Café Conilon que será referencia dos produtores de Juara.

Fonte: Radio Tucunare/acessenoticias/Soan de Barros

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br