Juara – Mato Grosso

25 de abril de 2024 15:08

[dataehoranews]

Importância de atrair novas indústrias para Juara e oportunizar a crescimento às que já estão instaladas como a J.B.S

O vereador Luciano Olivetto tem se dedicado às indicações de alternativas, projetos e articulações com o Prefeito Carlos Sirena, que fomentem a geração de empregos e de renda através do fortalecimento de vários setores da economia. Em janeiro de 2021, começou a trabalhar para que leis aprovadas ainda em 2016 fossem de fato colocadas em prática, fomentando o fortalecimento das médias e grandes indústrias de Juara.

O vereador relatou que grande parte da carne que é produzida na unidade do frigorífico J.B.S. de Juara é exportada para outros países. E há interesse desde 2015 dos Estados Unidos consumirem a carne produzida em Juara.

Entretanto, para que a exportação possa sair do planejamento e ocorrer, é exigência do governo americano que a fiscalização e inspeção sanitária, seja governamental, envolvendo Fiscais do Sistema de Inspeção Federal (SIF / MAPA) e também da Prefeitura Municipal de Juara, através de seu departamento de fiscalização municipal.

No entanto, desde 2016, a Lei Municipal Nº 2.607 de 2016, encontrava resistência e imprevistos para ser colocada em prática.

A lei foi aprovada pelos vereadores na ocasião para incentivar a geração de emprego e renda e promoção do desenvolvimento local, pois com a habilitação da planta JBS de Juara para exportar carnes para os Estados Unidos, é necessária também a contratação de mais colaboradores.

Além da fiscalização do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), necessita de um grupo de aproximadamente 17 servidores do município de Juara para verificar qualidade de abate, higiene entre outros fatores no sentido da exportação obedecer a um conjunto de normas.

Somente no ano de 2021 a Gestão Municipal com indicação e apoio da Câmara de Vereadores decidiu colocar a legislação em prática.

As providências estão sendo tomadas por parte do Secretário de Agronegócios, Rafael Semensato e os colaboradores Neiva e João Vítor, que estão realizando o processo seletivo para a contratação de aproximadamente 17 profissionais que ficarão incumbidos pelas funções de auxiliar de inspeção, auxiliar de inspeção assistente, auxiliar de inspeção administrativo e auxiliar de inspeção administrativo sênior.

“Após 06 anos de espera, a Legislação poderá ser cumprida, concretizada após formalização legal entre indústria e prefeitura de Juara. A fiscalização governamental irá fortalecer a produção de carnes nas propriedades, beneficiando a classe de produtores rurais envolvidos com a bovinocultura em Juara e toda região, fomentar a geração de emprego e renda direta e indireta dos cidadãos Juarenses, além de proporcionar novos investimentos na principal indústria do Vale do Arinos, que é a JBS”, pontuou o vereador Luciano Olivetto.

O procedimento de contratação está em trâmite final e a Secretaria Municipal de Agronegócio já torna público o edital do Gabarito Oficial 002/2021 – C e o edital de homologação do resultado preliminar 002/2021 – D das provas objetivas realizadas no último dia 27 de junho do Processo Seletivo Simplificado 002/2021.

O parlamentar parabenizou a gestão do prefeito Carlos Sirena, através do secretário municipal Rafael Semensato e enalteceu que a secretária e sua equipe estão fazendo um trabalho sério, baseado em planejamento e muita ação, para que projetos importantes para o município sejam colocados em prática, combatendo especialmente o desemprego.

“Quando o projeto beneficia em primeiro lugar a população, gera emprego, renda e fortalecimento da indústria local, tem meu apoio e minha total contribuição para ser colocado em prática”, frisou Olivetto.

O próximo passo é criar e adaptar para Juara  uma legislação que incentive e promova a instalação de grandes empreendimentos imobiliários e de indústrias, com incentivos fiscais como os que fortaleceram a economia de municípios como Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, destacou Olivetto.

Tão importante quanto atrair novas indústrias para Juara, é oportunizar a possibilidade de crescimento às que já estão instaladas como a J.B.S gerando emprego, renda e destacando nossa região, relata o Vereador Luciano Olivetto.

Fonte: Radiotucunare/acessenoticias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br