Juara – Mato Grosso
Terca-Feira, 20 de Fevereiro de 2024

Visita oficial em assentamentos em Juara amplia benefícios aos produtores familiares. Conheça programas

Nesse dia 7 os moradores dos assentamentos Japuranã e PA Vale do Arinos de Juara, viveram um dia diferente, com a presença de autoridades estaduais juntamente com as municipais para uma reunião importante de troca de informações sobre o trabalho da Agricultura Familiar.

A Secretária de Agricultura Familiar Tetê Bezerra acompanhada da Deputada Estadual Janaína Riva, atendeu ao convite do prefeito Carlos Sirena para conhecer de perto a realidade dos Produtores Rurais dos assentamentos.

A reunião aconteceu no barracão da comunidade Santa Rita com a presença de Vereadores, secretários municipais e a Rádio Tucunaré acompanhou esse trabalho desde o início até o término.

O Prefeito Carlos Sirena em entrevista lembrou que o produtor sabe produzir e o escoamento da produção é muito importante e com a visita da secretaria nos assentamentos e depois na zona urbana para ver de perto a reforma da feira livre, favoreceu a secretaria ter uma visão real da necessidade de toda a cadeia produtiva praticada.

A secretária de Agricultura Familiar do Estado de Mato Grosso Tetê Bezerra disse à rádio Tucunaré, que ficou muito feliz de estar em Juara para atender os assentamentos, pois o papel da sua pasta é atender também os assentados, as comunidades tradicionais e aldeias indígenas e tudo que envolve a agricultura familiar. Sua visita nos assentamentos reflete o cenário Estadual onde apenas 16% dos produtores familiares tem acesso a mecanização agrícola.

Hoje é necessário levar equipamentos aos produtores familiares ofertando mais conforto e ampliando o aproveitamento de suas propriedades.

Uma Patrulha mecanizada será a próxima medida a ser conquistada junto ao Governo do Estado e a solicitação do Prefeito Carlos de três retroescavadeiras foram conquistadas para Juara, onde uma será destinada a Paranorte, outra levada para os assentamentos e a terceira ainda não está definido o destino.

Tetê lembrou, que alguns projetos já estão em andamento como por exemplo:

Produção do mel, com a distribuição de caixas de abelha, – Produtores de Juara que já pertencem ao programa do plantio de café, é uma região que produz café muito bem e existe uma parceria com a Embrapa de Rondônia que desenvolveu um clone específico que é apropriado, e vários produtores de Juara receberam mudas dessa espécie.

– Programa de melhoramento genético do gado leiteiro através da inseminação artificial, onde é repassado o sêmen e a secretaria municipal de agricultura faz a inseminação dessas novilhas e vacas facilitando o melhoramento genético e melhorar a produção leiteira.

Tetê ressaltou, que a parceria dos parlamentares, e apoio do governador Mauro Mendes, está beneficiando a população.

Para rádio Tucunaré, a Dep Janaína Riva enalteceu a produção de vários produtos juarenses, que são ofertados na Feira Livre de Juara e as famílias, que sobrevivem da Agricultura Familiar, e por isso é preciso a tecnificação no campo e possivelmente. Por isso, acredita que em breve uma Patrulha mecanizada deva destinada aos assentados para ampliar a alimentação do gado e assim, melhorarem a bacia leiteira, comercializados na Feira Livre.

A destinação de três retroescavadeiras para o município de Juara também é um compromisso em atendimento ao pedido do Prefeito Carlos Sirena e vereadores. Janaína ressaltou que a feira livre pode ser também um ponto para exposição de comidas típicas, artesanatos e a produção alimentícia local.

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br