baner topo1
Juara – Mato Grosso
Sábado, 24 de Julho de 2021

Líderes da União Europeia firmam acordo comercial do Brexit

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Os presidentes do Conselho Europeu, Charles Michel, e da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, assinaram nesta quarta-feira (30) o acordo comercial pós-Brexit com o Reino Unido, em cerimônia transmitida de maneira virtual.

“É um acordo equilibrado e justo, que protege plenamente os interesses fundamentais da União Europeia e cria estabilidade e previsibilidade para cidadãos e empresas”, disse Michel durante o evento.

Nas redes sociais, o presidente do Conselho postou a foto do documento assinado e informou que ele será agora enviado para o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson. “Novo capítulo, nova relação”, acrescentou.

Já Von der Leyen afirmou que esse “foi um longo caminho” e que “é hora de colocar o Brexit no passado”. “Nosso futuro é feito na Europa”, escreveu ainda.

Apesar da ratificação dos dois líderes, o documento ainda precisará ser analisado formalmente pelo Parlamento Europeu, provavelmente em março de 2021, para daí ser ratificado por todos os 27 países-membros do bloco. Para que a assinatura fosse possível, os embaixadores dos Estados-membros fizeram uma votação simbólica e unânime para garantir que o tratado entre em vigor em 1º de janeiro.

No Reino Unido, o documento está sendo avaliado nesta quarta-feira e deve ser aprovado sem problemas. Em sua intervenção na Câmara dos Comuns, Johnson afirmou que os britânicos “serão os melhores amigos e aliados” da União Europeia “Vamos trabalhar lado a lado sempre que nossos valores e interesses coincidirem, satisfazendo o desejo soberano do povo britânico de viver sob as próprias leis”, acrescentou.

O acordo entre UE e Reino Unido foi alcançado no dia 24 de dezembro após quase um ano de negociações difíceis e repletas de troca de acusações. Porém, os dois lados conseguiram firmar um tratado após as atuações efetivas de Von der Leyen e de Johnson em dezembro.

Fonte: R7

Com muito ❤ por go7.site