baner topo1
Juara – Mato Grosso
Sábado, 16 de Janeiro de 2021

Mais duas mortes por covid-19 são registradas em Juara até o dia 5

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

O boletim nº 87 divulga pela Secretaria Municipal de Saúde nesse dia 4 de dezembro, aponta a existência de 30 casos confirmados de pessoas infectadas pelo vírus covid-19 com aumento de mortes, ou seja, de 9 para 10. No entanto, a reportagem da Rádio Tucunaré teve a informação de que mais um óbito ocorreu nesse dia 5 e portanto, no boletim epidemiológico n° 88, a ser divulgado na segunda dia 7, deve apresentar pelo menos 11 mortes, isso caso não ocorra mais mortes até lá.

O  11° óbito é do indígena Matias ex cacique da Aldeia Tatuí da etnia Kaiabi em Juara, com cerca de 46 anos de idade, veio a óbito no dia 04 em Várzea Grande onde estava internado. Atualmente estava como motorista da Kasai.( a divulgação do nome foi autorizada pelo chefe da Funai em Juara Nicolou Morimã.

Lembrando que os óbitos são computados pelo município de origem, ou seja, mesmo que o paciente tenha falecido em outro município, mas se seu endereço é Juara, será computado como sendo de Juara.

Não existe nenhum mecanismo de controle a não ser o distanciamento social, uso de máscaras faciais com os devidos cuidados na sua manipulação e o uso de álcool gel nas mãos com frequência, pois a vacina tão esperada, ainda não foi liberada pela Anvisa e não se sabe ao certo quando a vacinação irá acontecer.

O Ministério da Saúde espera vacinar os grupos de risco em fevereiro de 2021, mas essa data pode ser alterada, caso as vacinas não recebam o aval do órgão controlador.

Muitos eventos comemorativos estão acontecendo e o uso da máscara continua sendo uma proibição legal de competência estadual, a Prefeitura de Juara que determinou o uso de máscaras dentro dos comércios e a tal lei não foi revogada, no entanto, é comum percebermos pessoas caminharam pelas ruas sem máscaras e adentram em estabelecimentos sem elas.

Caso esse número de contaminados continue aumentando com essa velocidade, não está descartada medidas de contenção social. Se todos colaborarem com um pouco mais de paciência, obedecendo as regras de segurança e prevenção, será possível evitar novas mortes e sofrimento de muitas famílias.

Veja boletim n°  87 BOLETIM EPIDEMIOLOGICO 87

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Com muito ❤️️ por GO7.SITE

⚙️