Antonio Megale, presidente da associao das montadoras, apresentou os nmeros do semestre Os nmeros de produo e vendas de veculos no Brasil encerraram o primeiro semestre de 2016 ainda bem amargos. Enquanto as fbricas entregaram 21,2% menos comparado ao primeiro semestre de 2015, os licenciamentos encolheram 25,4% no perodo. Foram 983.536 unidades emplacadas de janeiro a junho deste ano, contra 1.318.949 modelos vendidos na primeira metade do ano passado. Se fechar a conta nos automveis e comerciais leves, a queda igualmente desastrosa: 952.264 unidades at junho contra um acumulado robusto de 1.271.999 de carros nos seis primeiros meses de 2015. A produo acompanha a queda, mesmo com bilhes investidos em novas fbricas nos ltimos anos. Foram 1.016.680 de unidades entregues ante 1.289.871 montadas no mesmo perodo de 2015. Apesar do cenrio assustador, Antonio Megale, presidente a Anfavea (Associao Nacional das Fabricantes de Veculos), afirmou que possvel "ver a luz no fim do tnel". Segundo o executivo, junho marcou o fim da srie negativa e j possvel projetar uma retomada, ainda que discreta. As fbricas entregaram 4,2% mais veculos que em maio, e os licenciamentos subiram 2,6% frente ao ms anterior. — O mercado parece ter encontrado seu patamar de estabilizao. Alguns indicadores esto mais positivos, tanto em relao confiana do consumidor quanto na prpria economia do Pas, que d sinais de equilbrio nas contas pblicas e aponta queda da inflao. Tambm tivemos a estabilizao do nvel de emprego, o que mostra que as empresas continuam trabalhando para manter funcionrios. De acordo com Megale, o Brasil possui hoje capacidade para produzir at 5 milhes de veculos, incluindo nibus e caminhes. Porm, a estimativa da Anfavea de que 2,429 milhes de unidades sejam montadas em 2016, menos de 50% do que as fbricas podem entregar. Isso explica tambm o volume ainda elevado de trabalhadores que continuam empregados, mas esto sem trabalhar. Segundo a entidade, h cerca de 21 mil empregados em esquema de PPE, e outros 5 mil em lay-off. — At 2014, tnhamos produo maior que a quantidade de empregos na indstria, e por isso tivemos de flexibilizar os processos para produzir mais. Agora, temos o cenrio inverso, a produo est inferior ao nvel de mo de obra, temos um contingente excedente de trabalhadores nas empresas. E s com a retomada do mercado poderemos reduzir a quantidade de trabalhadores ociosos. Esperamos que possamos diminuir esse gargalo no fim deste ano e em 2017, com a volta do crescimento. De acordo com Megale, o Brasil possui hoje capacidade para produzir at 5 milhes de veculos, incluindo nibus e caminhes. Porm, a estimativa da Anfavea de que 2,429 milhes de unidades sejam montadas em 2016, menos de 50% do que as fbricas podem entregar. Isso explica tambm o volume ainda elevado de trabalhadores que continuam empregados, mas esto sem trabalhar. Segundo a entidade, h cerca de 21 mil empregados em esquema de PPE, e outros 5 mil em lay-off. — At 2014, tnhamos produo maior que a quantidade de empregos na indstria, e por isso tivemos de flexibilizar os processos para produzir mais. Agora, temos o cenrio inverso, a produo est inferior ao nvel de mo de obra, temos um contingente excedente de trabalhadores nas empresas. E s com a retomada do mercado poderemos reduzir a quantidade de trabalhadores ociosos. Esperamos que possamos diminuir esse gargalo no fim deste ano e em 2017, com a volta do crescimento.
