MT já registra quatro mortes em janeiro e acende alerta na Saúde

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

O município de Sinop (500 km de Cuiabá) registrou dois óbitos por suspeita de dengue hemorrágica em apenas sete dias. O primeiro caso foi a morte de um idoso, na última sexta-feira (24).

No dia seguinte, foi registrada a morte de outra pessoa idosa, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Como em ambos os casos, os pacientes enfrentavam outras doenças, os técnicos Vigilância Epidemiológica do município tiveram dificuldade em diagnosticar a doença.

Outro caso foi registrado, nessa sexta-feira (31), uma moradora de União do Sul (170 Km de Sinop), identificada por  Suzana de Sá Felix Martins, 28 anos Ela morreu no Hospital Regional de Sinop com suspeita de dengue hemorrágica.

O quarto caso é de moradora de Sinop, uma mulher de 52 anos, que morreu pela doença no Hospital Regional, no último dia (19). O caso foi considerado pela Secretaria de Saúde, como a primeira morte por suspeita da doença registrada neste ano.

Um óbito também foi registrado na segunda semana de janeiro, porém a Secretaria Municipal de Saúde da cidade não confirmou o caso. Já no dia 28 de dezembro de 2019, uma criança morreu da mesma doença, também em Sinop.

Casos

Conforme a assessoria de imprensa Secretaria Municipal de Saúde de Sinop, o município recebeu 1.468 notificações no período de 01 a 26 de janeiro de 2020, destas 544 casos de dengue foram confirmados, sendo que 16 estão sob alarme, 06 são considerado grave e 03 óbitos em investigação. No mesmo período do ano passado (janeiro de 2018), foram registrados 41 casos confirmados de dengue em Sinop, ou seja, 503 casos a mais.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica confirmou a morte de Suzana e da mulher de 52 anos. A pasta ainda aguarda o relatório técnico informado pela Vigilância Sanitária, Ambiental e de Atenção Básica da SES do município.

Mobilização

Cinco Unidades Básicas de Saúde Iniciaram na última quarta-feira (29) o horário estendido para atendimentos a pessoas com sintomas de dengue e exames que identifica a doença com resultados em 24 horas.

Os postos Menino Jesus e Violetas ficarão abertos de segunda a sábado, das 7h às 22h, e os postos Sabrina, Jacarandás e Maria Vindilina II de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h.

Fonte: Reporter/MT

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Acesse Notícias. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com muito ❤️️ por GO7.SITE

⚙️