Juara – Mato Grosso

14 de junho de 2024 13:00

[dataehoranews]

Após pouso histórico no polo sul da Lua, robô indiano começa a andar pela superfície lunar

Visão da Lua em imagem feita a partir da sonda Chandrayaan-3, em foto do dia 6 de agosto — Foto: ISRO/Reuters

O robô lunar Ch-3 começou a explorar a superfície do polo sul da Lua nesta quinta-feira (24), de acordo com Agência Espacial da Índia. O módulo indiano fez um pouso histórico na região inexplorada, que fica no lado escuro do satélite, na quarta-feira (23)

Em um post nas redes sociais, a agência indiana informou que o robô deixou a sonda para um passeio pela lua.

O sucesso na missão com a sonda Chandrayaan-3 fez com que a Índia se tornasse o primeiro país a conseguir fazer um pouso no polo sul da Lua. Antes, Rússia e Japão já haviam tentado a façanha, mas sem sucesso.

No caso da Rússia, a tentativa aconteceu no domingo (20). No entanto, a sonda da missão Luna-25 perdeu o controle e se chocou contra a Lua. Já o Japão tentou fazer o pouso em abril, mas perdeu a comunicação com a sonda antes de concluir a operação.

Como a Índia se tornou o 4º país do mundo no ‘clube de elite’ das nações que pousaram na Lua

A superfície lunar, onde a sonda indiana desceu, é um terreno traiçoeiro com grandes crateras e encostas íngremes, além de não receber luz solar, levando a temperaturas extremamente baixas, que chegam a -203°C.

Essas características tornam muito difícil operar equipamentos de exploração na região. Dessa forma, um pouso suave significa que o módulo não foi destruído.

A Índia busca explorar a Lua porque a primeira viagem espacial do projeto indiano, que ocorreu em 2008, detectou a presença de água na superfície lunar.

“Ainda precisamos de muito mais detalhes sobre onde e quanta água existe, e saber se toda ela está congelada”, explica Akash Sinha, professor de robótica espacial na Universidade Shiv Nadar University, perto de Delhi, à BBC.

A exploração da superfície das regiões polares da Lua, compostas de rochas e solo, também pode dar respostas sobre a formação do Sistema Solar.

Fonte: Por g1

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br