baner topo1
Juara – Mato Grosso
Sexta-Feira, 17 de Setembro de 2021

Embaixadas pedem que se evite aeroporto de Cabul por risco de atentado

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Agência Brasil

“Evitem o aeroporto de Cabul” é o apelo dirigido por várias embaixadas aos estrangeiros que continuam na capital do Afeganistão. O motivo é a ameaça de um ataque terrorista por parte de combatentes do autodenominado Estado Islâmico.

Os serviços diplomáticos dos Estados Unidos, do Reino Unido e da Austrália garantem que o nível de risco é elevado, uma situação que pode atrasar os voos de repatriamento que estão ocorrendo. Os três países emitiram avisos simultâneos, muito específicos e quase idênticos nessa quarta-feira (25) à noite.

As pessoas que se encontram no aeroporto, sobretudo “nas entradas leste e norte, devem sair imediatamente”, disse o Departamento de Estado norte-americano, citando “ameaças à segurança”.

Faltam cinco dias para terminar o prazo dado pelo movimento Talibã para o fim das operações de repatriamento no Afeganistão. Milhares de pessoas continuam a chegar ao aeroporto para tentar fugir do país.

Estados Unidos

O secretário de Estado norte-americano, Anthony Blinken, diz que os Estados Unidos têm o direito de ajudar cidadãos americanos e afegãos em risco a sair do Afeganistão depois de 31 de agosto.

Ele espera que os talibãs cumpram a promessa de não bloquear o acesso ao aeroporto a essas pessoas.

Reino Unido

Em entrevista hoje (26), o secretário de Estado britânico das Forças Armadas, James Haepey, garantiu que existem informações credíveis que apontam para a preparação de um ato terrorista.

Fonte: Agência Brasil

Com muito ❤ por go7.site