Juara – Mato Grosso
Quinta-Feira, 22 de Fevereiro de 2024

Hong Kong inicia maior julgamento da história contra ativistas pró-democracia

Um grupo de manifestantes se reuniu em frente ao tribunal com faixas que diziam ‘a repressão é vergonhosa’ | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Hong Kong iniciou nesta segunda-feira, 6, o maior julgamento da história de ativistas pró-democracia acusados de tentar derrubar o governo local. Um grupo de manifestantes se reuniu em frente ao tribunal com faixas que diziam “A repressão é vergonhosa” e “Liberdade imediata de todos os presos políticos”.

Os 47 réus, incluindo alguns dos ativistas mais proeminentes da cidade, um acadêmico e um ex-parlamentar, podem ser condenados à prisão perpétua, se forem considerados culpados de “conspiração para cometer subversão”. A maioria está presa há mais de dois anos.

Segundo as autoridades, o grupo de acusados pretendia obter maioria legislativa para forçar a renúncia do governante da cidade, o que foi equiparado a tentar derrubar o governo. Enquanto isso, os réus alegam ser processados por realizar ações normais de oposição.

O processo pode durar mais de quatro meses e ficará a cargo de juízes escolhidos pelo governo. É o maior julgamento até o momento sob a Lei de Segurança Nacional imposta pela China após os enormes protestos pró-democracia de 2019.

Segundo Pequim, a lei foi necessária para conter a instabilidade que, afirmou o governo, provocou os protestos no centro financeiro asiático.

Fonte: Revista Oeste

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br