Juara – Mato Grosso

22 de maio de 2024 20:27

[dataehoranews]

Hospital espanhol recruta cães de terapia para ajudar pacientes da UTI

Hospital espanhol recruta cães de terapia para ajudar pacientes da UTI Reuters

Joel Bueno, de 34 anos, diz que chorou de alegria quando os cães de terapia Vida e Lu o visitaram pela primeira vez em seu segundo dia na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital del Mar de Barcelona, na Espanha.

“É ótimo ter alguém que te ama mais do que qualquer outra coisa no mundo”, afirmou ele à Reuters com um amplo sorriso no rosto na quinta-feira (18), seu quarto dia no hospital devido a um coágulo sanguíneo.

“Eles dão tudo para você, não importa como você esteja com eles”, adicionou.

Se essa reação servir de referência, o teste lançado pelo Hospital del Mar em Barcelona e pela Fundação Affinity, especializada em terapia com animais de estimação para melhorar o bem-estar emocional dos pacientes da UTI, deve ser um sucesso.

Os pacientes do programa recebem duas visitas por semana, de 15 a 20 minutos cada.

“Por enquanto é uma percepção, achamos que isso beneficia eles [pacientes] e é por isso que estamos fazendo pesquisas”, destacou Lucia Picazo, médica da UTI.

Para comprovar isso, o projeto analisará amostras de saliva coletadas de pacientes antes e depois de uma sessão de terapia, para verificar se os indicadores de estresse, como o cortisol, diminuem, enquanto aqueles relacionados ao bem-estar, como a oxitocina e a serotonina, aumentam, explicou.

Os pacientes não são os únicos beneficiados pelo projeto, já que muitos funcionários do pronto-socorro também gostam de ter os animais por perto e se relacionar com eles, afirmou Maribel Vida, que lidera os projetos de terapia animal da Affinity.

Bueno não tem dúvidas sobre os benefícios do teste: apenas a notícia de que alguns cães poderiam aparecer para uma visita já foi um impulso moral imediato, relatou.

Fonte: Da Reuters

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br