Juara – Mato Grosso

14 de junho de 2024 11:09

[dataehoranews]

Originários da Índia, chacais-dourados se espalham pela Europa e vão parar nos noticiários; entenda

Nativos da Índia, chacais-dourados se espalham pela Europa e vão parar nos noticiários — Foto: Reprodução/TV Globo

O Globo Repórter desta sexta-feira (25) mostrou que os chacais-dourados estão crescendo e se multiplicando pelo mundo. Originários da Índia, os animais da espécie estão sendo encontrados em lugares onde nunca foram vistos e viraram até pauta em telejornais da Alemanha e Itália.

O pesquisador Cristian Remus trabalha para determinar a rapidez com que a população está se espalhando: “Nas duas últimas décadas, o número de chacais aumentou muito”, disse.

O motivo para o avanço da espécie na Europa? O lobo, seu maior rival, está sendo fortemente caçado. Com isso, o chacal está se mudando para o lugar onde os lobos viviam, aproveitando a falta de concorrência por comida e território.

Ele está registrando o número de chacais no delta do Rio Danúbio, na Romênia. Para localizar os animais, ele reproduz o uivo do chacal-dourado nas margens. A espécie consegue ouvir a cinco quilômetros de distância, e seu extinto é uivar em resposta. Cristian registra a localização de cada uivo que ouve.

Os chacais, geralmente, se aproximam para investigar o uivo emitido pelo megafone. Ele usa uma câmera termográfica para acompanhar a aproximação dos animais.

As pesquisas indicam que, em pouco amais de cinco anos, o número de chacais na Romênia dobrouA espécie está se saindo tão bem que está se aventurando para o Oeste e o Leste da Europa.

Os animais foram vistos, pela primeira vez, até no Norte do Círculo Polar Ártico na Noruega.

Fonte: Por Globo Repórter/G1

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br