Juara – Mato Grosso

12 de julho de 2024 15:00

Tempestade de neve deixa 12 mortos e pessoas presas em estradas na Europa

Equipe de resgate socorre motorista preso na neve na Ucrânia. 27/11/2023 - Reuters / Polícia Nacional da Ucrânia

Uma forte onda de neve que atinge diferentes países da Europa nesta semana já causou pelo menos 12 mortes, quedas de energia em regiões inteiras e está levando autoridades a orientar as pessoas a ficarem em suas residências. Os alertas são de temperaturas de inverno em pleno outono.

Na Ucrânia uma “mega tempestade” deixou dez vítimas; na Alemanha, nevascas causaram dois acidentes fatais; e a região de Paris deve ter neve pela primeira vez em novembro desde 2005.

Dez mortes na Ucrânia e falta de energia na Criméia

Uma “mega tempestade” deixou dez mortos na Ucrânia e 23 feridos, incluindo duas crianças, nas regiões de Odessa e Mykolaiv, no sul, Kharkiv, no leste, e na capital Kiev, no norte do país, segundo informações divulgadas nesta terça-feira (28), pelo ministro do Interior ucraniano Igor Klymenko no Telegram.

Na cidade de Odessa, alvo frequente de ataques russos desde a invasão à Ucrânia em fevereiro de 2022, as autoridades relatam ter prestado socorro a 1.624 pessoas presas pela neve.

Na Crimeia, a onda de neve deixou mais de 93 mil pessoas sem eletricidade e em 245 aldeias o abastecimento de água foi interrompido, segundo o primeiro-ministro Sergei Aksionov.

Duas mortes na Alemanha

No oeste da Alemanha, autoridades pediram nesta terça-feira aos moradores que fiquem em casa, alertando sobre o perigo, depois que uma onda de neve deixou estradas escorregadias, com registros de acidentes que deixaram duas pessoas mortas.

Uma das vítimas foi um homem de 71 anos, que morreu após uma batida de carro, em uma estrada coberta de neve no distrito de Schwaebisch Hall, em Baden-Wuerttemberg, na noite de segunda-feira (27). O segundo acidente, também provocado pelo gelo na pista, aconteceu perto de Denzerheide, em Rhineland-Palatinate e deixou um motorista de 54 anos morto.

Na zona rural de Rheingau-Taunus, em Hesse, no oeste do país, 100 pessoas foram retiradas dos seus veículos e 70 ficaram presas na estrada perto de Linienbad.

“Meu apelo urgente: fique em casa na terça-feira. Por favor, também não faça caminhadas na floresta: há um grande perigo devido a galhos quebrados e queda de árvores”, afirmou a autoridade responsável pela região em um comunicado.

Reino Unido com temperaturas de -5ºC

No Reino Unido, o serviço de meteorologia do governo britânico, o Met Office UK, prevê temperaturas de até -5°C nos próximos dias, o que pode aumentar o “risco de morte” entre os idosos.

A partir da madrugada de quarta-feira, o órgão alerta que as temperaturas devem atingir -4°C na Escócia, -3°C no País de Gales e -2°C na Inglaterra. As temperaturas devem subir no sábado (2), mas voltam a cair a partir de domingo (3), para -5°C em algumas áreas, com a maior parte da Inglaterra registrando -4°C.

A Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido (UKHSA) também alerta que a onda de neve pode elevar a ocupação de hospitais, fechar escolas e recomenda que empresas adotem home office se possível.

Neve na região de Paris em novembro pela primeira vez desde 2005

O serviço meteorológico francês Meteo France afirma que esta semana será a primeira onda de inverno do ano, mesmo ainda no outono. O órgão prevê neve da Normandia ao Grand Est, do norte ao nordeste do país, passando pela Île-de-France, que é a região de Paris.

Segundo o Meteo France, as temperaturas não devem passar dos 4°C nesta quinta-feira e cairão abaixo de 0°C pela primeira vez durante a noite de quinta-feira, 30, para sexta-feira, 1º de dezembro.

O órgão afirma que o surgimento das primeiras neves em novembro não é excepcional e é relativamente comum no fim de novembro. Mas ressalta, porém, que na Île-de-France, o último registro de neve em novembro aconteceu em 2005.

*Com informações de agências internacionais.

Fonte: Priscila Yazbekda CNN

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br