baner topo1
Juara – Mato Grosso
Domingo, 17 de Janeiro de 2021

Não tenho álcool gel, posso usar produtos de limpeza nas mãos?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Durante o período da pandemia do novo coronavírus uma das principais recomendações dos médicos e especialista é que as mãos sejam sempre higienizadas, seja lavando com água e sabão por 20 segundos ou utilizando o álcool gel.

Mas e se o álcool gel acabar e você não estiver perto de uma torneira para lavar as mãos, será que algum produto de limpeza comum pode resolver a situação?

O Dr. Paulo Criado, Coordenador do Departamento de Medicina Interna da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), é categórico ao afirmar que não. Produtos de limpeza não devem ser usados na mão.

Eles contêm concentrações que são irritantes e não são adaptados para a pele humana, podendo causar irritações graves e, mesmo ao serem inalados podem irritar as vias aéreas. Tudo isso além do perigo, caso fiquem ao alcance de crianças, que podem ingerir e provocar graves lesões no esôfago.

A deratologista Natasha Crepaldi reitera que há grandes riscos de dermatite de contato, que podem gerar quadros semelhantes a queimaduras, além de ressecamento e piora de doenças de pele.

A única exceção feita por Paulo é ao detergente de cozinha, que, mesmo ainda sendo irritante para a pele, gera apenas ressecamento da pele em caso de uso frequente e prolongado.

Leia também: Por que animais estão invadindo as cidades durante quarentena?

O recomendado, finaliza o coordenador da SBD, é utilizar um sabonete, especialmente os de uso dermatológico, que possuem pH próximo a 5.

Fonte: R7

Com muito ❤️️ por GO7.SITE

⚙️