baner topo1
Juara – Mato Grosso
Terca-Feira, 19 de Janeiro de 2021

Nuvens carregadas ainda se espalham sobre o Brasil

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Nebulosidade sobre o Brasil

A grande quantidade de nuvens carregadas observada sobre os estados das Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil está associada com a ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul –  que se organizou sobre o Brasil esta semana.

No decorrer desta sexta-feira, 11 de dezembro, a ZCAS começa a se desorganizar. Mesmo assim, as nuvens vão continuar bastante carregadas por quase todo país.

Uma massa de ar seco ainda deixa quase toda a Região Sul do Brasil sem condições para chuva. A atuação de um vórtice ciclônico de altos níveis também reduz a nebulosidade e as condições para chuva na Região Nordeste.

mapa-previsao-1112

Previsão do tempo para 11/12/2020 – sexta-feira

Sexta-feira com sol forte e muito calor na Região Sul do Brasil. Só há previsão de algumas pancadas de chuva para o Norte do Paraná.

Na Região Sudeste, o sol aparece forte sobre o estado de São Paulo e há previsão de pancadas de chuva isoladas a partir da tarde em todas as regiões paulistas. Porém, a chuva será mais frequente e volumosa na região norte do estado.

Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo e também Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso permanecem dentro das áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul. Assim, nesses estados, a nebulosidade ainda é grande nesta sexta-feira e há condições para chuva a qualquer hora, com risco de chuva forte e volumosa. Mas no Sul de Minas, na Zona da Mata mineira e no centro-sul do estado do Rio De Janeiro, no norte do Espírito Santo e de Minas Gerais, as pancadas de chuva tendem a ocorrer preferencialmente à tarde e à noite.

O estado de Mato Grosso do Sul e também a fronteira de Mato Grosso com a Bolívia, têm sol ao longo do dia e pancadas de chuva à tarde e à noite. Toda a Região Norte do Brasil tem uma sexta-feira com pancadas de chuva com raios e períodos com sol. Porém, a chuva é mais frequente sobre o Tocantins, Acre e Amazonas.

Sol e pancadas de chuva à tarde e à noite no centro-oeste e sul da Bahia e no interior do Maranhão. Sol e chuva passageira, sem raios no litoral entre o Maranhão e o Pernambuco e no litoral sul da Bahia.

Alertas meteorológicos para hoje

Alerta para temporais a maioria das áreas dos estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, no Distrito Federal e também na maioria das áreas de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Atenção para o risco de chuva moderada a forte, raios e vento forte em Roraima, no centro-sul e leste do Pará, no Tocantins, no norte de Minas Gerais e do Espírito Santo,  no centro-oeste da Bahia e no sul do Maranhão e do Piauí.

Atenção também para chuva moderada a forte em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Sul de Minas, no Triângulo Mineiro, no sul de Goiás, em todo o estado de Mato Grosso do Sul e no Norte do Paraná.

O oeste do Paraná e de Santa Catarina, o centro-oeste e norte do Rio Grande do Sul e também o sertão do Nordeste continuam em alerta nesta sexta-feira para o ar muito seco.

Fonte: https://www.climatempo.com.br/

Com muito ❤️️ por GO7.SITE

⚙️