baner topo1
Juara – Mato Grosso
[dataehoranews]

Pequeno proprietário rural investe na cria e recria de Galo índio Gigante e vende para todo estado de MT

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Em Juara a chácara Buritizal iniciou um empreendimento Rural do agronegócio que vem revertendo em lucro para seus proprietários.

Leandro Aparecido decidiu criar galo da raça índio gigante, e para reportagem da Rádio Tucunaré e site acesse notícias, ele conta que construiu 7 baias de reprodução e 7 baias de recria, que medem 1,5n x 14 m de comprimento cada baia de reprodução. Para cada baia  existe quatro galinhas matrizes e um reprodutor.

Em 2020 foi produzido e aguardam se formar e no próximo ano comercializam. A produção 2020 foi vendido no estado de Mato Grosso em várias cidades contra Leandro.

Leandro conta que já teve um reprodutor de um metro e 18 de altura e hoje o maior macho mede 1 m e 17 de altura, mas tem de 1,12, e a ideia é melhorar a cria não só no tamanho, mas na morfologia, conta o tradutor.

Antes comercializavam ovos e pintinhos para outras cidades através do correio, através de facebook e nesse ano, dentro de Juara, conseguiu fazer muitas vendas, inclusive um empresário que trabalha com tijolos ecológicos comprou uma baia fechada e por isso dentro da cidade de Juara, está bem aceita essa raça gigante até para melhoramento genético.

A inseminação artificial Leandro aprendeu sozinho, depois de frequentar palestras na capital e em outros municípios. Leandro faz a coleta de sêmen dos galos e introduz nas Galinhas.

A coleta é realizada no período da tarde após a galinha botar e ao introduzir a seringa com sêmen a galinha já está vazia.

Para coletar o sêmen é bastante criterioso, porque não pode uma série de circunstâncias.

O valor dos ovos que foram comercializados em 2020 é de 350 reais a dúzia, mas a despesa de frete e embalagem são por conta do cliente sendo que, 2 ovos vão de brinde, encerrou Leandro o criador.

Fonte: Rádio Tucunare e Acesse Notícias

Com muito ❤ por go7.site