baner topo1
Juara – Mato Grosso
[dataehoranews]

Professor de Juara Aparecido Silva lança livro com história do Rio Arinos antes da Colonização de Juara.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

O Professor de Juara e Mestrando Aparecido da Silva, que leciona em na escola Estadual Dauri Riva, lançou nesse dia 23 de Abril, o livro de sua autoria: Histórias e Registros do Rio Arinos.

A elaboração dessa obra literária iniciou em 2000, com ajuda de alguns amigos na pesquisa. Aparecido atuou como chefe de Cultura onde despertou sua natureza investigativa e historiadora.

Conhecido muito anos em Juara como locutor Cido Silva, pois  por muitos anos trabalhou como locutor de rádio, tendo iniciado sua carreira na rádio Tucunaré e tendo encerrado carreira no rádio também nessa emissora, fez questão de entregar um exemplar de seu livro nas mãos de Valéria Domingues, com quem trabalhou, e fez a gentileza de entregar outro exemplar para ser sorteado entre os ouvintes.

O professor que atualmente está pós graduando em mestrado, conta que a história do Rio Arinos, é contada no livre antes de 1971, quando então começou a colonização de Juara e era conhecido como o “Rio diabólico”. Esse rio era o canal direto para o mar na época dos bandeirantes paulistas.

O livro vem recheado de informações fidedignas, pois o professor Aparecido disse em entrevista, que as pessoas acabaram absorvendo informações sem fundamentos.

O prefácio do livro foi escrito pelo mestre professor Dr Oséias Carmo Neves da Universidade do Estado de Mato Grosso Campus de Juara.

Em entrevista, o Professor Dr. Oseias disse, que foi com muita satisfação que leu o livro e ficou muito contente com a obra e ao escrever o prefácio, observou que embora o livro seja de história não oficial, é riquíssimo e desperta no leitor desde o título, apontando o rio como um rio diabólico.

O apontamento desde a ocupação dessas terras, que tem como protagonista o Rio Arinos e apresenta fatos e situações, que não são conhecidas do público, atrai a curiosidade e destaca a importância do rio Arinos, que está dentro de um contexto e o bioma amazônico.

Ao escrever o prefácio “estamos com espírito crítico, para tentar entender como ocorreu o processo de ocupação dessa região, situações ainda não descritas e não reveladas de forma oficial. É o sentimento despertado nesse livro”, disse.

Ele considera que a obra do Aparecido Silva é comparada a livros de grandes historiadores até porque, existem muito materiais para escrever novas obras.

O professor sugere, que os leitores façam a leitura e que os professores de história da nossa região analisem o quanto difícil foi o processo de ocupação dessas terras e mais ainda, as narradas pela história oficial.

Outro ponto que chamou a atenção foi a objetividade, com uma linguagem acessível e destacando a vida e a história de um rio responsável pelo desenvolvimento da região e o professor Oséias espera que o professor Aparecido escreva muitas outras obras.

O professor Aparecido Silva não obteve apoio nos custos e por isso escolheu uma editora para pequenas tiragens, visto que o custo de grandes tiragens é muito alto.

Sua intenção é deixar um exemplar em cada escola como fonte de pesquisa e as pessoas que queiram ter o livro, podem entrar em contato com Rádio Tucunaré, deixar nome e endereço, para que ele faça contato.

O preço do livro ainda não está elaborado, mas o professor garante que será apenas para rebater despesas de custo.

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Com muito ❤ por go7.site