baner topo1
Juara – Mato Grosso
Quinta-Feira, 29 de Outubro de 2020

Rádio Tucunaré de Juara não divulgará nenhuma pesquisa eleitoral em 2020 em respeito aos eleitores e candidatos.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Em tempos de eleições municipais é comum os grupos políticos encomendarem pesquisas políticas e contratam institutos, legalmente constituídos, afim de publicar os resultados em seus programas eleitorais, nos veículos de comunicação tradicionais e outros.

A pesquisa eleitoral é um expediente permitido em lei, desde que feito por técnico estatístico devidamente constituído e o resultado seja registrado no cartório eleitoral, dentro dos prazos para depois ser divulgado.

Contestar uma pesquisa eleitoral, por acreditar que ela tenha sido manipulada, requer uma contra-prova, que é quase impossível de ser realizada visto que, as coletas das opiniões são realizadas, em seguida esse material é levado ao estatístico, que começar a fazer a análise.Com o resultado em mãos é feito o registro no cartório eleitoral para então, poder ser divulgada, portanto, mesmo que alguém reclame ou conteste o resultado, a contra-prova para ter validade, deveria ser coletada no mesmo momento da primeira investigação, pois os institutos de pesquisas alegam, em suas defesas, que existe muita mobilidade e mudanças de opinião do eleitorado numa semana, ou seja, não adianta questionar resultado.

Por esse motivo, a emissora Rádio Tucunaré em Juara, por sua decisão editorial, não divulgará nenhuma pesquisa de opinião pública eleitoral no pleito de 2020, em consideração e respeito aos eleitores e candidatos.

A direção entende que, embora seja legal a realização de pesquisas, é um expediente que influencia a opinião pública. Assim sendo, decidiu não divulgar, sob qualquer pretexto, nenhuma pesquisa eleitoral.

Os últimos pleitos eleitorais mostram o descontentamento e desconfiança do eleitorado em relação as pesquisas.

De acordo com várias opiniões, alguns institutos de pesquisa se utilizam da margem de erro, também do número de indecisos para jogar com números e quiça, beneficiar este ou aquele candidato e somente na reta final da campanha, se aproximarão da verdade. No entanto, em todo o período eleitoral essa pratica teria exercido influenciação sobre o eleitorado, que não quer ver seu voto desperdiçado.

Por essa e por experiências vivenciadas ao longo de seus 32 anos de atividade, a emissora não divulgará nenhum tipo de pesquisa eleitoral para o pleito 2020 na cidade de Juara e região.

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Com muito ❤️️ por GO7.SITE

⚙️