baner topo1
Juara – Mato Grosso
Quarta-Feira, 25 de Novembro de 2020

Raiz de alcaçuz: um remédio para acalmar o seu estômago

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

A raiz de alcaçuz tem sido usada na medicina natural como um adjuvante para acalmar o desconforto digestivo. No entanto, ela não é recomendada em alguns casos. Saiba mais detalhes a seguir.

A raiz de alcaçuz (Glycyrrhiza glabra) é um ingrediente natural que tem sido usado desde os tempos antigos como um remédio caseiro para vários tipos de doenças. Devido ao seu sabor doce característico, ela também é usada como adoçante na indústria de alimentos, e para suavizar o sabor de alguns medicamentos.

Também pode ser encontrada na forma de chá de ervas, cápsulas, extratos e outras apresentações cujo propósito é servir como suplemento. Dessa forma, há quem a utilize para acalmar o desconforto digestivo, sintomas da menopausa, infecções, entre outros problemas de saúde.

No entanto, seu uso é seguro? Suas propriedades foram comprovadas? Até o momento, não há evidências suficientes para considerar essa raiz como um tratamento para doenças. No entanto, alguns estudos apoiam seu uso como adjuvante em caso de desconforto digestivo.

Propriedades da raiz de alcaçuz

Primeiramente, é aconselhável fazer uma breve revisão das propriedades que foram encontradas na raiz da alcaçuz. De acordo com informações publicadas na Acta Pharmaceutica Sinica B, mais de 20 triterpenoides e quase 300 flavonoides foram encontrados nesta planta, o que poderia explicar suas propriedades farmacológicas.

Em geral, diz-se que ela tem propriedades:

  • Antivirais
  • Antimicrobianas
  • Antioxidantes
  • Anti-inflamatórias

Por enquanto, as evidências a esse respeito são limitadas e a raiz continua sendo objeto de estudo. No entanto, alguns pesquisadores sugerem que seus efeitos são promissores para o desenvolvimento futuro de medicamentos eficazes e acessíveis.

Doces de alcaçuz
As propriedades adoçantes da raiz de alcaçuz a tornam útil para a indústria de alimentos.

Leia também: Como preparar um xarope caseiro de tomilho e alcaçuz para aliviar a tosse

A raiz de alcaçuz ajuda a acalmar o estômago?

Acredita-se que alguns dos compostos químicos contidos na raiz da alcaçuz, como os flavonoides, possam contribuir para reduzir o inchaço e acelerar o alívio de problemas gastrointestinais. Em relação a isso, ainda não há evidências sólidas, mas alguns estudos fizeram descobertas interessantes.

Por exemplo, um estudo duplo-cego publicado na revista médica Evidence Based Complementary and Alternative Medicine descobriu que um extrato contendo glabridina, glabrene e os flavonoides presentes na raiz da alcaçuz foi útil para acalmar o desconforto estomacal, como náusea, dor abdominal e azia.

Enquanto isso, uma revisão publicada na Phytotherapy Research afirma que o ácido glicirrínico, contido nesta raiz, possui propriedades anti-inflamatórias e imunoestimulantes, que contribuem para o combate às bactérias H. Pylory, um microrganismo que causa vários distúrbios digestivos, como as úlceras.

Isso também foi evidenciado em um ensaio clínico publicado no The Brazilian Journal of Infectious Diseases, no qual 120 pessoas encontraram efeitos positivos contra a erradicação de H. Pylori adicionando extrato de alcaçuz ao seu tratamento padrão.

É seguro usar este remédio natural?

Antes de testar a raiz da alcaçuz como um suplemento contra problemas digestivos, é importante consultar o seu médico para estabelecer uma dosagem segura de acordo com cada caso. Além disso, o profissional ajudará a estabelecer se há contraindicações ou possíveis interações com outros medicamentos.

De acordo com informações coletadas pelo National Center for Complementary and Integrative Health (NCCIH), nenhuma pessoa deve consumir raiz de alcaçuz em quantidades excessivas ou por longos períodos. Os excessos podem causar pressão alta e baixos níveis de potássio, o que, por sua vez, aumenta o risco de distúrbios cardíacos e musculares.

O consumo não é recomendado durante a gravidez. Além disso, consumir suplementos de raiz de alcaçuz simultaneamente com medicamentos diuréticos pode ser prejudicial ao coração. Outras possíveis interações medicamentosas incluem:

  • Medicamentos para regular o ritmo cardíaco.
  • Redutores de potássio.
  • Anticoagulantes, como a varfarina.
  • Estrogênio, terapia hormonal e pílulas anticoncepcionais.
  • Corticosteroides.
Homem com azia
Os benefícios da raiz do alcaçuz para a azia devem ser avaliados juntamente com seus riscos e efeitos colaterais.

Descubra: Você sente queimação ou acidez? Conheça a diferença!

Como consumir esse remédio em caso de desconforto estomacal?

Atualmente, a raiz de alcaçuz está disponível na forma de comprimidos mastigáveis, extratos líquidos, cápsulas, pó ou como erva. Geralmente, as pessoas escolhem usá-la em sua forma natural para fazer infusões. No entanto, é importante consumi-la em tempo hábil e em quantidades moderadas, para evitar os efeitos colaterais dos excessos.

Em caso de desconforto estomacal, é aconselhável adicionar extrato de alcaçuz líquido a uma bebida natural, ou em água quente. Inclusive, é aconselhável colocar algumas gotas sob a língua para acalmar os incômodos.

De qualquer forma, é essencial ter em mente que este não é um tratamento de primeira escolha para condições do sistema digestivo. Portanto, diante de qualquer sintoma, é essencial consultar um médico ou gastroenterologista.

Fonte: melhorcomsaude.com.b

Com muito ❤️️ por GO7.SITE

⚙️