Juara – Mato Grosso
Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

Município de Porto dos Gaúchos o 1º do Vale do Arinos completou 60 anos de emancipação politica

Foto montagem com/assessoria de imprensa do municipio

Histórico do Município:

Neste dia 11 de novembro de 2023, o pioneiro município de Porto dos Gaúchos  celebrou seus 60 anos de emancipação político e administrativo, tendo como atual prefeito, Vanderlei  de Abreu, e presidente da Câmara de vereadores, Angela Piovesan.

A economia do município gira em torno da agricultura, comércios de vários segmentos entre lojas agropecuárias, lanchonetes, mercados, lojas de eletrodomésticos e roupas, tendo como carro chefe da economia o setor agrícola e pecuário.

Porto dos Gaúchos tem origem na empresa CONOMALI – Colonizadora Noroeste Matogrossense S/A, que na década de cinquenta era sediada em Santa Rosa, no Estado do Rio Grande do Sul. A iniciativa da empresa era fruto do esforço colonizador do Estado de Mato Grosso, na década de cinquenta.

A fundação de Porto dos Gaúchos foi historicamente marcada por uma Ata escrita no próprio local, em 03 de maio de 1955, seis quilômetros acima da barra do ribeirão Mestre Falcão, no rio Arinos. O ato foi presidido pelo gaúcho Guilherme Meyer. A localidade era também conhecida, popularmente, como Gleba Arinos. Era pioneira nesse rio.

A denominação Porto dos Gaúchos efetivou-se em função de que os formadores do núcleo que originou o atual município provinham do Estado do Rio Grande do Sul – os gaúchos. E, obviamente, pelo porto de chegada ao núcleo, no rio Arinos, único meio de acesso. Só mais tarde se procedeu, lentamente, a abertura da estrada pela margem direita do rio Arinos.

Formação Administrativa:

Elevado à categoria de município com a denominação de Porto dos Gaúchos, pela lei estadual nº 1945, de 11-11-1963, desmembrado do município de Diamantino. Sede no atual distrito de Porto dos Gaúchos (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-05-1965.

Pela lei estadual nº 3718, de 31-05-1976, é criado o distrito de Novo Horizonte e anexado ao município de Porto dos Gaúchos.

Pela lei municipal de 3735, de 04-06-1976, é criado o distrito de Juara e anexado ao município de Porto dos Gaúchos.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 3 distritos: Porto dos Gaúchos, Juara e Novo Horizonte.

Pela lei estadual nº 4349, de 23-09-1981, desmembra do município de Porto dos Gaúchos o distrito de Juara. Elevado à categoria de município.

Pela lei estadual nº 5013, de 13-05-1986, desmembra do município de Porto dos Gaúchos o distrito de Novo Horizonte. Elevado à categoria de município com a denominação de Novo Horizonte do Norte.

Pela lei estadual nº 5093, de 16-12-1986, é criado o distrito de Tabaporã e anexado ao município de Porto dos Gaúchos.
Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 2 distritos: Porto dos Gaúchos.

Pela lei estadual nº 5913, de 20-12-1991, desmembra do município de Porto dos Gaúchos o distrito de Tabaporã. Elevado á categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede, assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: Redação/acessenoticias/radiotucunare/Confederação Nacional de Municípios

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br