Juara – Mato Grosso

13 de junho de 2024 07:51

[dataehoranews]

Ameaçado de extinção, lobo-guará é capturado após invadir casa em Lucas do Rio Verde

Só Notícias/Guilherme Araújo com Lucas Torres, de Sorriso (fotos: assessoria)

A fêmea adulta, com cerca de 20 quilos, foi contida em trabalho conjunto do Corpo de Bombeiros e profissionais do Centro de Triagem a Animais Silvestres (CETAS), ontem à noite, num imóvel, no bairro Bandeirantes. De acordo com populares, o animal foi avistado transitando pelas imediações.

Momentos depois, entrou em uma residência e se escondeu num dos cômodos. Com a chegada das equipes, foi feito o isolamento da área por cinco militares e utilizado uma zarabatana com dardos tranquilizantes, visando evitar a resistência por parte da loba.

Após 40 minutos de monitoramento, o animal foi retirado em segurança com um cambão, cordelete e mordaça, sendo carregado até a viatura dos bombeiros e transportado ao CETAS. De acordo com veterinários da unidade, a canina apresentava um edema inflamatório e passará por tratamento especializado, afim de também mitigar a miopatia de captura.

Após sua reabilitação, deve ser solta novamente numa área de preservação permanente (APP). Atualmente, conforme dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o lobo está listado como uma das espécies silvestres, no Serrado, em vulnerabilidade de extinção.

Fonte: Só Notícias/Guilherme Araújo com Lucas Torres, de Sorriso (fotos: assessoria)

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br