Juara – Mato Grosso

24 de abril de 2024 01:15

[dataehoranews]

CMDR define assentamento que receberá patrulha mecanizada em Juína

Juinanews
O Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural – CMDR, em reunião nesta quarta-feira, 29 de janeiro, decidiu através de votação destinar uma patrulha mecanizada para o assentamento Vale do Juinão.
O assentamento beneficiado com o trator fica localizado a cerca de 20 km da cidade, possui 14 anos de existência e o sustento das 130 famílias que moram na região se baseia na produção de leite.
Para o presidente da Associação Vale do Juinão, Sidney de Paula, a nova patrulha beneficiará muitas famílias.
“A gente vem tentando conseguir esse trator há vários anos. Finalmente hoje tivemos essa votação do conselho, que junto com a secretaria decidiu que esse trator vai pro vale do Juinão. Então pra gente é uma felicidade enorme, é uma conquista muito grande” – disse.
O secretário municipal de agricultura, pecuária e meio ambiente, João Manoel, explicou que todo trâmite para a decisão do destino da patrulha foi feito de forma que todos participassem.
“O conselho deliberou e decidiu por votação, as partes colocaram seus argumentos por que queriam a patrulha, as demandas de cada região, a secretaria também colocou isso. Mas ficou decidido que essa patrulha neste momento vai para o assentamento vale do juinão, por ser uma demanda mais antiga, por estar mais perto da cidade  e por ser uma área já agricultável, não são área de destoca, e esse trator é mais voltado para isso, para o gradamento, onde irão usá-lo em termo de comodato e terão suas responsabilidades, pois é um bem público” – ressaltou.
Sobre as outras associações que também buscam o auxilio da secretaria, o secretário João Manoel adiantou que de forma organizada e planejado todos serão atendidos.
Outro assentamento que anseia uma patrulha é o Assentamento Vale do Rio Preto, que fica a aproximadamente 70 km do município de Juína, que possui 5 anos de existência e que está em fase de expansão.  Segundo Diones Borges, presidente do Assentamento Vale do Rio Preto, eles irão aguardar uma próxima patrulha, que será que grande valia para os moradores, que hoje somam aproximadamente 70 famílias.
“A gente respeita a decisão do conselho por que foi democrático. Essa é a função dele, mas nós estamos na luta e vamos aguardar para uma próxima patrulha. Ficamos sem entender bem, por que estamos há uns 70 km da cidade e o vale do juinão mais próximo e está mais difícil da secretaria de agricultura dar uma assistência pra nós, mas vamos aguardar para ver se esse apoio oferecido pela secretaria de agricultura realmente”. – frisou.
O presidente da câmara de vereadores, Eduardo Rodrigues da Silva, que acompanhou toda a situação, vê a destinação da patrulha para o assentamento com grande entusiasmo e de grande valia.
“É um assentamento que fomenta o comércio do município e hoje eles foram agraciados com essa patrulha. Nós tivemos pessoas aqui do Rio Preto e Bom futuro, que vieram com esperança de conseguir uma patrulha, mas infelizmente o conselho decidiu que fosse o Juinão e assim foi feito” – disse o vereador.

Fonte: Juinanews

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br