Juara – Mato Grosso

19 de abril de 2024 16:15

[dataehoranews]

Comando Regional da Polícia Militar de Juína amplia cobertura de comunicação com sistema digital

enente Coronel Elvis já utilizando a nova tecnologia implantado no CR 8

O sistema de comunicação entre as unidades que englobam o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) conquistou um grande avanço tecnológico esta semana. Na sexta-feira, 19, foi concluída a instalação dos equipamentos de radiocomunicação digital do 8º Comando Regional de Juína. A formalização com a empresa Nexa para aquisição dos aparelhos foi celebrado em março de 2021, por meio do termo de doação com a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso.

A Nexa, que implanta o maior empreendimento mineral de Mato Grosso, o Projeto Aripuanã, realizou investimento na ordem de R$ 866 mil na iniciativa. Com isso, foram adquiridos antenas, repetidoras, rádios de base fixa, rádios móveis, rádios portáteis e três computadores. Dois computadores são consoles que permitem a conexão a uma rede IP capaz de interligar várias rádios e repetidoras de sinal simultaneamente.

Os dispositivos possuem a tecnologia Digital Mobile Radio (DMR) com cobertura 24 horas, capaz de integrar a comunicação rápida dos comandos regionais e das viaturas da corporação. A iniciativa abrangerá não só o município de Aripuanã, mas também Juína, Juruena, Colniza, Castanheira, Distrito de Conselvan, Guariba, entre outros da região noroeste.

Para o Tenente-coronel Elvis de Oliveira, do Comando Regional de Juína, o sistema garante uma fiscalização mais efetiva durante as operações policiais. “A parceria da Nexa com a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso proporcionará uma comunicação mais segura e com maior efetividade operacional para a gestão das viaturas.  Com o novo sistema, podemos nos comunicar de ponta a ponta na região noroeste, com qualquer equipe de fiscalização e entre os próprios policiais militares em operação”.

Para o Secretário Adjunto de Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), Coronel PM Juliano Chiroli, a parceria entre as instituições vem para fomentar a estruturação da radiocomunicação no estado de Mato Grosso. “É um sistema moderno e novo em termos de Brasil, e o Mato Grosso saltou na frente. O sistema garante o recebimento da informação com qualidade, de forma criptografada, trazendo segurança na comunicação e agilidade no trabalho da segurança pública. Com certeza, essa parceria traz ao final um trabalho mais efetivo das instituições e quem ganha é a sociedade da região de Juína e noroeste do estado”, afirma.

O Gerente Geral de Mineração do Projeto Aripuanã, Rodrigo Fonseca, afirma que a iniciativa da empresa visa cooperar com a proteção dos moradores e desenvolvimento da região. “Para a Nexa, poder fortalecer a migração para um sistema com a tecnologia adequada para a Polícia Militar de Aripuanã e o Comando Regional de Juína, vem ao encontro dos objetivos da mineradora para a garantia dos direitos de segurança de cada cidadão, e também estimula o progresso para a qualidade de vida das pessoas”, avalia.

Investimentos

Em outubro de 2020, a Nexa também entregou a reforma e ampliação da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar de Aripuanã (CIPM). Com investimento na ordem de R$ 275 mil, a ação é resultado da parceria com o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Aripuanã (Conseg).

Fonte: Juina News

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br