Juara – Mato Grosso

18 de abril de 2024 15:23

[dataehoranews]

Indea esclarece sobre vacinação de febre aftosa em Juína

juinanews

Recentemente foi divulgado em sites de notícias a informação de que alguns municípios de Mato Grosso, como Juína, Aripuanã e Rondolândia, não teriam mais a vacinação contra a febre aftosa a partir do mês de maio deste ano.

Ao saber dessa informação, a médica veterinária do Indea de Juína, Dariane Domingues, reuniu a mídia local na manhã desta quarta-feira (05) para esclarecer a notícia, que de acordo com ela não foi explicada corretamente e sim de forma inadequada, o que gerou uma grande preocupação e dúvidas aos pecuaristas da região.

“Essa informação que está sendo veiculada está um pouco equivocada. Não é que o município de Juína não vai mais vacinar na próxima etapa, não é isso. O governo está com um estudo de retirar a vacinação do Brasil contra a febre aftosa, isso vai ocorrer por etapas, por blocos. Agora nessa próxima etapa quem não vai vacinar é Rondônia. E o Indea, assim como o governo, tem a responsabilidade de fazer todo um estudo, um levantamento antes disso, não é acordei e vou parar de vacinar, não é assim, tem que ter a autorização da OIE, tem todo um trabalho por trás”- explicou Dariane.

A médica veterinária informou ainda que: “Foi feito um levantamento, um estudo, na divisa dos nossos municípios com Rondônia, por exemplo, Juína depois da divisa indo para Vilhena, que há algumas propriedades que fazem o comércio do seu rebanho 100% com Rondônia. Então para não prejudicar esses produtores, eles vão entrar no bloco junto, sem vacinação de Rondônia. Mas isso dá em média de 10 a 14 propriedades do município de Juína, então o restante dos produtores de Juína vai ter que vacinar sim, não vai ter alteração nenhuma”- alertou.

As propriedades que ficam na divisa com Vilhena – RO, Dariane adiantou que os produtores deverão ser comunicados do encerramento.  “Somente o município de Rondolândia, que fica em Mato Grosso, vai ficar sem vacinação, ele vai entrar junto com Rondônia e outros municípios como Comodoro, ou seja, é uma parte ínfima, apenas algumas propriedades”, observou.

Darieane orientou que antes de qualquer coisa, os pecuaristas procurem o Indea para mais informações. “Por que se você não vacinar você vai levar multa, e ainda se prejudica muito, tanto que estado de Mato Grosso é um dos últimos do bloco a sair da vacinação, por que é um dos estados com maiores rebanhos bovinos, e é muito importante. Qualquer dúvida procure o Indea ou ligue no 3566-1667”, orientou.

A estimativa do Indea de vacinação para a próxima campanha é de 700 mil cabeças de gado que devem ser vacinadas no município de Juína.

O último foco de febre aftosa em Mato Grosso aconteceu em 1996. O estado é reconhecido como livre de febre aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Fonte: Juinanews

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br