Juara – Mato Grosso
Segunda-Feira, 04 de Julho de 2022

Juína decreta situação de emergência após prejuízo com chuvas

A Prefeitura de Juína (735 km a noroeste de Cuiabá) decretou situação emergência devido aos prejuízos causados pelas fortes chuvas que atingem o município desde setembro do ano passado. O decreto foi publicado no Diário Oficial dos Municípios desta sexta-feira (4).

Segundo o documento, as fortes chuvas “ocasionaram o aumento atípico do nível das águas dos rios e córregos, transbordando de seu leito normal, causando consequentes alagamentos e inundações na área rural e na zona urbana”.

Mesmo com ações paliativas, quase todas as comunidades rurais e assentamentos enfrentam problemas nas estradas de acesso à cidade e algumas ainda estão isoladas.

O decreto é uma forma de buscar recursos junto ao Estado e ao governo federal para reconstruir os danos sofridos. A situação de emergência precisa ser reconhecida nos âmbitos estadual e federal para que os recursos sejam enviados.

Por causa do estado de calamidade, a prefeitura pode realizar compras emergenciais sem licitação, assim como realizar evacuações e também desapropriações nos casos de maior risco.

O decreto tem duração de 180 dias, ou seja, de 6 meses.

Jauru

Situação semelhante é vivida em Jauru (425 km a oeste), que decretou emergência na última semana. Por lá, 200 famílias – cerca de 850 pessoas – foram afetadas pelos temporais com a destruição de pontos e problemas de trafegabilidade nas estradas.

Fonte: Nortão Noticias

Com muito ❤ por go7.site

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia nossa Política de Privacidade na íntegra.