Juara – Mato Grosso

24 de abril de 2024 07:42

[dataehoranews]

MP dá prazo de 5 dias para município de Juína apresentar plano de construção de novos leitos clínicos

O promotor de justiça civil Marcelo Linhares Ferreira da promotoria de Juína/MT requereu do poder executivo um plano de construção ou outra medida para aparelhar a cidade de leitos clínicos exclusivos ao COVID -19, no prazo de 5 dias. No documento chamado de sistema integrado do ministério público (SIMP) o promotor lembrou que o município recebeu recursos do Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho e da Justiça do Trabalho que poderão ser utilizados na construção desse espaço (leitos).

A medida para que se construa novos leitos se deu após resposta enviada pelo estado de Mato Grosso, através da secretaria estadual de saúde (SES) à promotoria de justiça sobre o real quadro na cidade relacionados a leitos clínicos e de UTI.  Paralelo a isso, a SES autorizou a habilitação temporária de mais 6 leitos de UTI adulto por 90 dias para atendimento regional.

Ainda no documento, o promotor fez o seguinte esclarecimento sobre o quadro na cidade: Juína, no noroeste de MT, possui 5 entubadores em órgãos públicos sendo 3 na UPA e 2 no hospital municipal, e três em hospitais particulares, acrescidos dos que estão à disposição na UTI, atualmente ocupados (outras patologias). Apenas recentemente (e após o ofício da Procuradoria Geral de Justiça cobrando resposta) houve possibilidade de habilitar mais 3 respiradores que estavam em 3 leitos de UTI desativados, desta forma, teríamos 11 respiradores (entre entes públicos e particulares) para toda demanda regional nesta cidade.

Outra questão pontuada pelo promotor é que Castanheira não possui nenhum respirador, mas que já foi informado pelo procurador daquele município que adquirirá um ou dois com os recursos encaminhados pelo Ministério Público Estadual.

Em relação a construção de leitos para internações de possíveis casos do novo coronavírus, o promotor Marcelo Linhares informou que manteve contato com a secretaria de saúde de Juína e que foi informado que estão em busca de local para sua construção e que poderia ser construído em anexo ao hospital municipal porque, depois da crise, poderia ser utilizado para outras finalidades pela saúde, o que para o promotor, a ideia parece bem razoável.

Segundo a secretaria municipal de saúde, existem 2 casos suspeitos em Juína e 3 casos suspeitos em Castanheira da covid-19, nenhum deles confirmados aguardando resultado dos exames há mais de 10 dias.  O que preocupa é um caso grave em Aripuanã de criança internada com ajuda de aparelhos que veio do exterior (Ásia), mas que dormiu em hotel em Juína e fez sua viagem para a região num ônibus lotado de passageiros.

Outro lado

Procurado pelo Juína News o prefeito Altir Peruzzo falou sobre o assunto.

“Na verdade o SIMP que o promotor instaurou não é dando 5 dias para construir até porque não tem nenhum cabimento ou possibilidade. São 5 dias que a gente apresente por escrito o plano detalhado da instalação dessa estrutura toda no enfrentamento de um possível agravamento e infecção pelo coronavírus.

Ele será feito a partir de dois recursos: o primeiro deles é de um recurso do MPT que destinou 700 mil reais e esse dinheiro será utilizado na aquisição de equipamentos. Inclusive esse dinheiro já vai entrar na segunda ou terça-feira e ontem mesmo a gente já encaminhamos o pedido de todos os equipamentos que se fazem necessário para instalar esse espaço de atendimento de emergência”, explicou Altir ao Juína News, que detalhou sobre o outro recurso que já está na conta da prefeitura há bastante tempo que são de algumas multas aplicada pelo MP e agora foi liberado para tirar daquela destinação originária e aplicar nessa questão do enfrentamento do coronavírus que será aplicado na obra.

Já na segunda-feira será feito uma adequação no hospital municipal e na sequencia ampliação do local.

 

 

Fonte: juinanews

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br