Os três pacientes que apresentaram sintomas similares ao da Covid-19, doença causada pelo coronavírus Sars-Cov-2 estão “bem”. A informação é da secretária de saúde Leda Villaça ao responder nosso questionamento durante live na página do município de Juína.
Segundo a secretária, os três pacientes estão bem e nessa semana encerra o período de isolamento do primeiro caso suspeito da Covid-19 de uma estudante de medicina no Paraguai, de 25 anos, que veio para o município onde reside sua família. Leda acrescentou que nesse período alguns dos pacientes teve intercorrências, mas que todos evoluíram e estão bem de saúde.
Hoje, os dados oficiais é que o município de Juína tem 3 casos suspeitos do coronavírus, um desses pacientes trabalha no município de Castanheira, mas mora aqui. Nos demais municípios da região os números de casos suspeitos são: Brasnorte (5) Castanheira (3), Juruena (1), e Aripuanã (7), sendo um caso grave de uma criança internada com ajuda de aparelhos que veio do exterior (Ásia), mas que dormiu em hotel em Juína e fez sua viagem para a região num ônibus lotado de passageiros, como noticiamos anteriormente.
Dados em MT
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) não divulgou dados atualizados do novo coronavírus, porém até a tarde desta sexta-feira (27.03), o estado de Mato Grosso registrou 11 casos confirmados de coronavírus. Já os casos suspeitos subiram para 556.
Os casos confirmados da Covid-19 são em Cuiabá (8), Nova Monte Verde (1) e Várzea Grande (2).
Dados no Brasil
O ministério da saúde divulgou neste sábado, dia 28, o mais recente balanço dos casos da Covid-19, doença causada pelo coronavírus Sars-Cov-2. Os principais números são:
3.904 casos confirmados
2,8% é a taxa de letalidade
São Paulo concentra 1.406 casos, e o Rio, 558
Orientações
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).