baner topo1
Juara – Mato Grosso
Quinta-Feira, 29 de Outubro de 2020

Restrições alimentares para pacientes neutropênicos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Os pacientes neutropênicos precisam manter uma dieta especial para reduzir o risco de contrair infecções. Você sabe quais alimentos eles devem evitar? Descubra a seguir.

Os pacientes neutropênicos precisam manter uma dieta especial com certas restrições alimentares para reduzir o risco de contrair infecções. Uma pessoa neutropênica tem um baixo nível de glóbulos brancos (especialmente os glóbulos brancos chamados de neutrófilos) no sangue.

As causas podem ser diversas, mas isso ocorre principalmente em pacientes com câncer e que precisam de tratamento quimioterápico. A seguir, falaremos sobre as restrições e dicas que devem ser levadas em consideração para se alimentar adequadamente nesses casos.

O que é a neutropenia?

Exame de sangue

A neutropenia é uma redução da contagem de neutrófilos no sangueSe for grave, aumenta o risco e a gravidade de infecções bacterianas e fúngicas. Os sintomas de infecção focal podem passar despercebidos, mas a febre ocorre durante as infecções mais graves.

O diagnóstico é feito pela contagem de glóbulos brancos com uma fórmula diferencial, mas a avaliação requer a identificação da causa. Se houver febre, presume-se a presença de infecção e, portanto, é necessário iniciar um tratamento empírico imediato com antibióticos de amplo espectro, especialmente quando a neutropenia é grave.

Como deve ser a dieta dos pacientes neutropênicos?

A verdade é que aqui reside uma grande parte do problema, porque não existem padrões uniformes para a administração de uma dieta neutropênica. Mesmo dentro do mesmo centro hospitalar, diferentes profissionais defendem esquemas alimentares distintos para atingir o mesmo objetivo.

Talvez você possa se interessar: Dieta contra anemia: 10 alimentos que você deve consumir

Quais restrições alimentares os pacientes neutropênicos devem fazer?

Restrições alimentares para pacientes neutropênicos

Dependendo do que o seu oncologista e os responsáveis pelo seu tratamento de quimioterapia lhe disserem, pode ser recomendável evitar certos alimentos, como:

  • Carnes cruas e frutos do mar
  • Nozes cruas
  • Manteiga
  • Qualquer alimento que possa conter ovo cru
  • Queijos macios ou envelhecidos
  • Queijos não pasteurizados
  • Leite não pasteurizado
  • Sucos de frutas e vegetais
  • Cereais a granel
  • Doces recheados de creme que não estejam congelados
  • Mel cru ou favo de mel
  • Águas de fontes ou poços
  • Água suplementada com vitaminas
  • Molhos e condimentos industrializados

Quais riscos a dieta neutropênica pode trazer?

Atualmente, os oncologistas estão colocando mais ênfase nas técnicas seguras de manipulação dos alimentos do que na restrição dos mesmos. A quimioterapia já tem um grande impacto no corpo e no apetite de uma pessoa, e a restrição de alimentos pode piorar as deficiências nutricionais subjacentes.

Embora você possa ouvir que a dieta neutropênica pode ser boa, a manipulação segura dos alimentos e a limitação da ingestão de certos alimentos são muito importantes para reduzir a doença e o índice de mortalidade durante o tratamento quimioterápico.

Descubra também: Os diferentes tipos de quimioterapia

Aspectos importantes a considerar

Tratamento do câncer
Os pacientes neutropênicos enfrentam outras desvantagens ao se alimentar. A presença de feridas e a falta de apetite são alguns deles.

As pessoas que recebem quimioterapia também precisam enfrentar outros desafios diariamente:

  • Feridas na boca. Você precisa escolher alimentos com uma menor probabilidade de prejudicá-lo quando você os comer. Alimentos cítricos ou apimentados devem ser evitados.
  • Perda de apetite. Mesmo que você não sinta vontade de comer, existem algumas dicas que podem ajudá-lo a ter uma nutrição adequada.
  • Mudanças no paladar. Alguns medicamentos quimioterápicos podem dar um sabor metálico a tudo que você come. Portanto, escolher alimentos com sabores fortes e comer com utensílios de plástico pode ser útil.
  • Sensação de cansaço. Este é um dos sintomas mais incômodos do tratamento do câncer e não é incomum ser o motivo pelo qual as pessoas não comem tão bem quanto deveriam. Não deixe de pedir ajuda para cozinhar e limpar. (Lembre-se de que os entes queridos das pessoas com câncer geralmente se sentem impotentes, e pedir ajuda é algo que você pode fazer para que eles se sintam melhor).

Se você está preocupado com o manuseio de alimentos ou em saber o que você pode ou não comer durante a quimioterapia, fale com o seu oncologista e pergunte se seria uma boa ideia consultar um nutricionista especializado em oncologia.

Conclusão sobre as restrições alimentares para pacientes neutropênicos

Além das práticas alimentares seguras, existem muitas maneiras de reduzir o risco de desenvolver uma infecção durante a quimioterapia, especialmente quando a contagem de glóbulos brancos é baixa. A princípio, os amigos com tosse ou resfriado costumam ser lembrados como possíveis transmissores, mas os animais também podem ser uma fonte de infecção que merece atenção.

Fonte: https://melhorcomsaude.com.br/

Com muito ❤️️ por GO7.SITE

⚙️