Juara – Mato Grosso

19 de abril de 2024 15:34

[dataehoranews]

Chá de pimenta e mel para combater a tosse naturalmente

Uma combinação de pimenta-do-reino e mel pode ajudar a combater a tosse. Ambos os ingredientes são expectorantes e ajudam a acalmar a irritação do trato respiratório. Saiba como preparar este chá a seguir..

A tosse é um sintoma desconfortável que geralmente aparece em conjunto com infecções que afetam o sistema respiratório. Ocorre como uma reação do sistema imunológico ao ataque de vírus e bactérias. Felizmente, podemos recorrer a soluções naturais para aliviá-la, como o chá de pimenta e mel sobre o qual falaremos a seguir.

Embora existam muitos xaropes e remédios convencionais para lidar com esse sintoma, a combinação desses ingredientes de origem natural é muito benéfica. Ambos reduzem a irritação dos brônquios e promovem a expulsão da fleuma. O que você acha de experimentar?

Por que combater a tosse com um chá de pimenta e mel?

Combater a tosse com um chá de pimenta e canela tem benefícios interessantes. Estes ingredientes naturais são utilizados desde os tempos antigos como aliados para melhorar a saúde respiratória. Eles são indicados no caso de gripes, resfriados, bronquites e outras condições de saúde.

Cada um pode ser usado individualmente para minimizar os desconfortos, como dor de garganta, catarro ou congestão no peito, entre outros. No entanto, se os combinarmos em um único tratamento, aumentamos os seus benefícios.

Benefícios da pimenta-do-reino

Pimenta-do-reino
A piperina contida nos grãos de pimenta-do-reino tem efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, úteis para vários propósitos.

Embora todas as variedades de pimenta proporcionem importantes benefícios à saúde, neste caso específico, propomos o uso da pimenta-do-reino. Oriunda da planta indiana nativa Piper nigrum,  foi classificada como “a rainha das especiarias” devido às suas propriedades.

Ela contém um composto ativo chamado piperina, que proporciona efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes. Esta substância ajuda a cessar os efeitos dos radicais livres nas células, impedindo o desenvolvimento de doenças crônicas. Além disso, também ajuda a expulsar as toxinas do tabaco.

Sua ingestão regular contribui para a absorção adequada de outros nutrientes, algo essencial para o fortalecimento das funções do sistema imunológico. Desta forma, apoia o corpo na luta contra substâncias irritantes e patógenos que afetam a saúde respiratória.

Benefícios do mel

Chá de pimenta e mel
Este ingrediente é utilizado desde os tempos antigos por seus benefícios para aliviar a tosse e eliminar o muco.

O mel é um dos alimentos mais utilizados no tratamento da tosse seca e do catarro. Inclusive, há pesquisas científicas comprovando esses benefíciosUm estudo até descobriu que o mel funciona melhor do que dois medicamentos comuns para a tosse: dextrometorfano e difenidramina.

Este ingrediente orgânico contém propriedades antibióticas que ajudam a tratar infecções bacterianas. Além disso, também é antiviral e antisséptico, algo essencial para o tratamento de doenças pulmonares. Também possui efeitos anti-inflamatórios que ajudam a reduzir a irritação nos brônquios.

Na verdade, ele é um dos melhores suplementos para acalmar a irritação na garganta, o excesso de produção de catarro e outros sintomas que acompanham a tosse. Além de tudo isso, é eficaz em crianças e adultos.

Para combater a tosse com o chá de pimenta e mel, basta combinar os dois ingredientes em água fervente. Além disso, podemos adicionar limão e gengibre, dois ingredientes que também trazem benefícios no alívio desse sintoma.

Ingredientes

  • 2 xícaras de água filtrada (500 ml)
  • 1 colher de chá de pimenta-do-reino moída na hora (5 g)
  • Mel puro (15 g)
  • Suco de 1/2 limão
  • 1 colher de chá de gengibre (5 g)

Modo de preparo

  • Para começar, despeje os copos de água em uma panela e deixe ferver.
  • Quando atingir o ponto de ebulição, adicione a colher de chá de pimenta-do-reino, o suco de limão e o gengibre.
  • Cubra a bebida e deixe descansar em temperatura ambiente por 10 minutos.
  • Em seguida, coe com uma peneira fina e adicione o mel.

Fonte: R7

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br