A Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu às nações do mundo que dêem auxílio aos países mais pobres no combate à pandemia do novo coronavírus. Na coletiva de imprensa desta quarta-feira (1º), o diretor-geral da entidade, Thedros Adhanom, disse que a propagação da doença pelo mundo tem sido “exponencial”.
“Estou preocupado com a propagação, a covid-19 cresce em ritmo exponencial e hoje atinge quase todos os países e territórios do mundo. Nos próximos dias, vamos chegar a 1 milhão de casos e 50 mil mortos. Para países como os da África e das Américas Central e do Sul, sabemos que as consequências podem ser graves”, afirmou o diretor da OMS.
Problemas para a população
Segundo ele, esses países “precisam ser ajudados”, por conta das medidas necessárias para tentar frear a propagação do coronavírus. “Muitos países estão pedindo para as pessoas ficarem em casa, mas sabemos que isso cria muitos problemas, especialmente para a população mais pobre”, alertou ele.
“Por isso, fazemos um apelo para que todos possamos ajudar esses países. A Índia, por exemplo, anunciou um grande pacote de ajuda para a população e diz que vai garantir alimentação para até 800 milhões de pessoas. Mas muitos países não vão poder fazer pacotes como esses, e eles precisam ser auxiliados”, disse Adhanom.
Países que estão tomando medidas como distanciamento social e paralisação econômica precisam ser olhados com atenção, segundo ele. “É preciso medir o efeito das medidas sanitárias e tentar apoiar os cidadãos. Muitos países em desenvolvimento não estão apoiando as suas comunidades mais pobres, aqueles que precisam trabalhar para comer dia a dia”
Pandemia inédita
O diretor também explicou que a pandemia, que já dura quase quatro meses, é algo inédito e ainda está sendo estudado. “Essa é a primeira pandemia de coronavírus da história, ainda não sabemos tudo que há para saber. Estamos aprendendo em tempo real. Esse é um momento em que precisamos de solidariedade”. ressaltou. “Há muitos fatores desconhecidos aqui”.
Para a epidemiologista Maria Van Kerkhove, da OMS, o coronavírus ameaça “todas as pessoas no planeta. Todos têm um papel para cumprir nessa história. Você pode estar fora de um grupo de risco, mas se você se coloca a salvo, pode evitar se contagiar e passar a doença adiante para alguém que possa morrer.”