Juara – Mato Grosso

23 de abril de 2024 10:33

[dataehoranews]

Mato Grosso despenca no ranking do isolamento social, aponta secretaria

Universidade estadual do Ceará

Mato Grosso é o pior Estado no ranking do isolamento social, medido pela Inloco, segundo dados divulgados, há pouco pela secretaria de Estado de Saúde. O índice chegou ao patamar de 29,96% no dia em que o boletim epidemiológico que notificou 95 mortes em 24 horas por conta da Covid.

O Estado é o único do país com índice abaixo dos 30%. Tocantins é o segundo pior, com 34%, e Rondônia está em terceiro, com 34,1%. Nas primeiras colocações, estão o Acre, com 50,6%; Pará, 45,5%; e Amapá, com 45%.

A diretora do Hospital Estadual Santa Casa e coordenadora do Centro de Triagem Covid-19, Patrícia Neves, conta que dos 50 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade, 44 estão ocupados por pacientes em estado grave da doença. O número representa 100% de ocupação da unidade, uma vez que os demais são leitos de retaguarda, ou seja, para pacientes que estão em enfermaria e podem precisar de internação na UTI.

Os leitos de enfermaria da Santa Casa estão com taxa de 76% de ocupação. Dos 65 pactuados na unidade, 47 estão com pacientes. Conforme o boletim da SES, em todo o Estado a taxa de ocupação de UTIs chegou a 98% e de enfermarias a 65%.

“Precisamos urgente que a população tenha consciência e cumpra o isolamento social e as medidas de biossegurança. O resultado dessa falta de consciência vejo todos os dias com o desespero de famílias na Santa Casa e a busca interminável pelo atendimento do Centro de Triagem”, afirmou Patrícia, destacando que quanto maior o contágio da doença, maior o número de pessoas que precisarão de internação.

O Estado já abriu, desde março do ano passado, 535 leitos de UTI, entre leitos próprios, pactuados e cofinanciados, exclusivos para a Covid-19. Porém, nesta quarta-feira, 190 pessoas estão na fila a espera de um leito de UTI. “As pessoas também precisam entender que não é um problema de falta de recursos, mas de falta de profissionais. Os médicos, enfermeiros, técnicos, todos os profissionais que estão na linha de frente, estão cansados de lutar e o resultado não chegar. Estamos todos nessa batalha há um ano, perdemos muitos colegas. Não vamos desistir, mas precisamos que a população faça a parte que lhe cabe: fique em casa e se cuide!”.

Fonte: Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br