O governo recebeu, na última quinta-feira, dia 09 de abril cem mil máscaras para auxiliar na prevenção dos profissionais da saúde no combate à pandemia do coronavírus. A doação foi feita pela Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão que ainda doará mais 820 mil máscaras e equipamentos de proteção individual (EPI). A entidade importou 500 mil máscaras de uso médico, 320 mil de uso civil e 100 mil máscaras do tipo KN95, dois mil escudos faciais, quatro mil roupas protetivas e cinco mil óculos de segurança. Parte dessas aquisições já está a caminho do Brasil em diversos lotes.
De acordo com o governador Mauro Mendes, esses itens doados serão encaminhados diretamente para hospitais. “Os profissionais que estão na linha de frente do combate ao coronavírus precisam estar amparados por estes equipamentos de segurança, por isso a destinação integral a eles”, afirmou.
Mauro Mendes ainda agradeceu a iniciativa da associação em ajudar o Estado neste momento de extrema necessidade. A entrega do primeiro carregamento de máscaras foi feita na sede da entidade e contou ainda com a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, o diretor executivo da AMPA, Décio Tocantins, e do diretor executivo do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA), Álvaro Salles.
Além da aquisição de EPIs, pelo menos 500 mil máscaras de proteção contra o novo coronavírus estão sendo produzidas por costureiras do Projeto Japuíra, desenvolvido pela Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA) e pelo Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), criado para a formação profissional no segmento de costura industrial. O objetivo da produção dessas máscaras de proteção é fornecê-las para hospitais, população urbana e rural, trabalhadores em geral e para a rede pública de saúde.
A informação é da secretaria adjunta de Comunicação.