Juara – Mato Grosso

20 de abril de 2024 10:55

[dataehoranews]

Pessoas com câncer têm taxa de mortalidade 6 vezes maior

Um estudo brasileiro revela que pacientes oncológicos têm taxa de mortalidade por covid-19 seis vezes maior do que os demais pacientes. A pesquisa foi realizada por médicos do Grupo Oncoclínicas e publicada no Journal of Clinical Oncology (JCO). “A pesquisa fortalece o argumento de que as pessoas com câncer sejam prioritárias na vacinação”, afirmou o grupo, por meio de nota.

Foram analisados 198 pacientes com covid-19 entre 29 de março a 4 de julho de 2020, sendo que sendo 167 (84%) apresentavam tumores sólidos e 31 (16%), neoplasias hematológicas. A maioria dos pacientes fazia quimioterapia ou radioterapia (77%), principalmente para doença avançada ou metastática (64%). A taxa de mortalidade foi de 16,7%, sendo que o índice global é de 2,4%, segundo a pesquisa.

Avião com carga para 8,7 milhões de doses da CoronaVac chega a SP

Entre o grupo estudado, histórico de tabagismo, comorbidades e idade acima de 60 anos foram fatores que aumentaram o risco de morte. A maior taxa de mortalidade foi registrada em pessoas com câncer no trato respiratório (43,8%), principalmente câncer de pulmão metastático e neoplasias hematológicas.

“Dados específicos sobre pacientes com câncer, que parecem ter um risco maior de desenvolver covid-19, ainda são limitados. Além disso, foi relatado que pacientes com câncer apresentam maior risco de complicações graves em comparação com aqueles sem câncer (…).  A taxa de mortalidade nessa população varia de 13% a 33%”, diz o estudo.

“Pacientes frágeis e fumantes têm direito a medidas preventivas ativas para reduzir o risco de infecção por SARS-CoV-2 e monitoramento rigoroso em caso de exposição ou sintomas relacionados à covid-19”, acrescenta.

O Grupo Oncoclínicas é a maior rede de atendimento oncológico da América Latina, com 68 clínicas de oncologia comunitárias distribuídas em quatro regiões brasileiras.

Fonte: R7

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br