Os animais carentes também estão sofrendo as consequências da crise do novo coronavírus. As ONGs de proteção ficaram lotadas nas últimas semanas, já que não podem realizar eventos de adoção, e as doações mensais diminuíram consideravelmente.
Muitas instituições já imploram por ajuda e ainda lidam com outro problema: o aumento do abandono, os pedidos de resgate de cães e gatos não param de chegar.
“As organizações não governamentais muitas vezes são responsáveis por desenvolver projetos de grande impacto social e que, em diversas situações, preenchem uma lacuna deixada pelo poder público. Todos devemos repensar a importância de manter esse projetos funcionando para que os estragos pós-crise não sejam ainda maiores”, diz Juliana Camargo, presidente e fundadora da AMPARA Animal.
A população pode e deve ajudar os bichinhos durante o período do isolamento. Mesmo sem sair de casa, é possível colaborar com os voluntários neste momento difícil que estamos enfrentendo. Veja:
Doação em dinheiro
As ONGs vivem de doações. O dinheiro é direcionado para tratamentos, já que muitos chegam machucados ou doentes, alimentação, vacinas, aluguel do espaço, limpeza e transporte. As instituições possuem contas bancárias e perfis em aplicativos de pagamento. O ideal é que seja programada uma ajuda mensal, mesmo que o valor seja baixo. Se todo mundo doar R$ 5, os animais agradecem.
Apadrinhamento
Já pensou cuidar de um cão ou gato mesmo à distância? Você pode ser madrinha ou padrinho de um animal até que ele seja adotado. O interessado ajuda a ONG com um valor mensal e acompanha as notícias e cuidados do pequeno.
Divulgação nas redes
Todos nós sabemos que as ONGs estão lotadas. Muitos animais “ficam esquecidos” nos canis e perdem a chance de ter uma vida melhor. Viu um cachorro ou gato para adoção nas redes sociais? Compartilhe, indique para conhecidos. A divulgação é uma oportunidade para o bichinho!
Lar temporário
Ter um animal como hóspede é uma solução para quem gosta de bichinhos, mas não pode fazer uma adoção definitiva. Você ajuda cuidando temporariamente de um resgatado para a ONG poder diminuir os gatos, mas também oferece o convívio em família para o animal.
Produtos e rifas
Muitas ONGs vendem camisetas, canecas, chaveiros, acessórios, rifas e diversos produtos para arrecadar dinheiro e ajudar nos custos mensais. Colabore comprando ou presenteando alguém que gostaria de ajudar de alguma forma.
Adoção
Quer uma companhia na quarentena? Os eventos de adoção estão suspensos, mas é possível adotar os animais entrando em contato direto com as ONGs. Eles enviam fotos, fazem entrevistas e agendam possíveis visitas com os interessados.
Procure as ONGs da sua cidade e escolha uma forma de ajudar!