Juara – Mato Grosso

28 de março de 2024 14:23

[dataehoranews]

Sintomas do transtorno disfórico pré-menstrual

Entre 3% e 5% das mulheres que apresentam sintomas pré-menstruais têm sua vida diária impedida de funcionar corretamente. Neste artigo, falaremos sobre esse problema.

O Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM) é uma condição grave, com sintomas que podem se tornar incapacitantes, da Síndrome Pré-Menstrual. A definição mais adequada de Síndrome Disfórica Pré-menstrual é dada por Silvia Gaviria. Ela apresenta esse transtorno como um conjunto de sintomas emocionais, comportamentais e somáticos que aparecem no final da fase lútea e se resolvem com a menstruação.

Tanto na síndrome pré-menstrual quanto no transtorno disfórico pré-menstrual, existem sintomas físicos e emocionais. No entanto, no transtorno disfórico pré-menstrual há variações extremas de humor que podem até mesmo interromper o seu desempenho no trabalho e prejudicar os seus relacionamentos.

Em ambos os tipos de síndrome, os sintomas geralmente começam de sete a dez dias antes do período menstrual e continuam durante os primeiros dias da menstruação. Em relação aos sintomas físicos, pode ocorrer inchaço, sensibilidade nos seios, fadiga e alterações no sono e nos hábitos alimentares (em ambos os tipos).

Mulher com dor durante a menstruação

Epidemiologia e desenvolvimento

A disforia pré-menstrual é uma variante grave da síndrome pré-menstrual que afeta aproximadamente 5% das mulheres em idade fértil. Esta doença é descrita desde a primeira menstruação em muitas pacientes. Sua prevalência aumenta entre a terceira e a quarta década de vida, com tendência a permanecer até a menopausa. Apresenta remissão espontânea em uma certa porcentagem dos casos.

Foi relatado que os sintomas começam ou pioram após o parto, com a idade, ao iniciar ou interromper o uso de anticoncepcionais orais ou após a laqueadura.

Entre as variáveis ​​clínicas associadas ao transtorno disfórico pré-menstrual está um antecedente de transtorno depressivo maior ou depressão pós-parto, que também aparecem com maior frequência após o diagnóstico de TDPM.

Causas

O transtorno disfórico pré-menstrual é causado por fatores genéticos, neurobiológicos e endócrinos intimamente relacionados. A maioria dos pesquisadores acredita que pode ser uma reação anormal às alterações hormonais relacionadas ao ciclo menstrual.

Estudos têm mostrado uma conexão entre o transtorno disfórico pré-menstrual e baixos níveis de serotonina. As mudanças hormonais podem causar uma diminuição da serotonina, o que leva aos sintomas próprios do transtorno disfórico pré-menstrual.

Quadro de sintomas do transtorno disfórico pré-menstrual, de acordo com 0 DSM e a CIE

Após a edição do DSM III-R, esse transtorno se envolveu mais fortemente na psiquiatria com o nome de transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM). Posteriormente, no DSM-IV, surgiu sob a nomenclatura de transtorno disfórico da fase lútea.

Em manuais como o CIE-10, ele não foi considerado um transtorno, apresentando na bibliografia diferenças tanto em sua interpretação quanto em sua definição. O transtorno disfórico pré-menstrual está incluído nos transtornos depressivos no novo DSM-5.

Para fazer um diagnóstico preciso, o médico deve conhecer os antecedentes e fazer um exame físico. Devem ser mantidos um calendário ou diário de sintomas para ajudar o médico a diagnosticar o transtorno disfórico pré-menstrual.

É preciso ter cinco ou mais sintomas de transtorno disfórico pré-menstrual, incluindo um sintoma relacionado ao humor, para ser diagnosticado.

Critérios de diagnóstico para transtorno disfórico pré-menstrual no DSM-5

  • A. Na maioria dos ciclos menstruais, pelo menos cinco sintomas devem estar presentes na última semana antes do início da menstruação, começar a melhorar alguns dias após o início da menstruação e tornarem-se mínimos ou desaparecerem na semana seguinte à menstruação.
  • B. Um (ou mais) dos seguintes sintomas devem estar presentes:
    • Labilidade (oscilação) afetiva intensa.
    • Irritabilidade intensa ou raiva ou aumento de conflitos interpessoais.
    • Humor intensamente deprimido, sentimento de desesperança ou ideias de autodepreciação.
    • Ansiedade, tensão e/ou sensação intensa de estar excitada ou com os nervos à flor da pele.
  • C. Um (ou mais) dos seguintes sintomas também devem estar presentes, até chegar a um total de cinco sintomas quando combinados com os sintomas do Critério B.
    • Diminuição do interesse em atividades usuais (por exemplo, trabalho, escola, amigos, hobbies).
    • Dificuldade subjetiva de concentração.
    • Letargia, fadiga fácil ou grave falta de energia.
    • Mudança significativa no apetite, ingestão excessiva ou desejo por alimentos específicos.
    • Hipersonia ou insônia.
    • Sensação de agonia ou falta de controle.
    • Sintomas físicos como dor ou inchaço nas mamas, dores nas articulações ou nos músculos, sensação de “inchaço” ou aumento de peso.
  • Nota: os sintomas nos critérios A-C devem ser cumpridos na maioria dos ciclos menstruais do ano anterior.
  • D. Os sintomas estão associados a um sofrimento clinicamente significativo.
  • E. O distúrbio não é simplesmente uma exacerbação dos sintomas de outro transtorno, como transtorno depressivo maior, transtorno do pânico, transtorno depressivo persistente (distimia) ou um transtorno de personalidade (embora possa coexistir com qualquer um deles) .
  • F. O critério A deve ser confirmado através de avaliações diárias prospectivas durante pelo menos dois ciclos sintomáticos. (Nota: O diagnóstico pode ser feito provisoriamente antes desta confirmação).
  • G. Os sintomas não podem ser atribuídos aos efeitos fisiológicos de uma substância ou a outra condição médica (por exemplo, hipertireoidismo).
Mulher com cólica durante período menstrual

Críticas ao diagnóstico de transtorno disfórico pré-menstrual

As categorias diagnósticas do DSM-5 levantaram polêmicas devido à patologização excessiva, e o transtorno disfórico pré-menstrual está no centro dessa controvérsia. Este rótulo aparece no DSM-5 dentro dos transtornos depressivos, para se referir ao humor das mulheres nos dias anteriores à menstruação.

No entanto, é possível transformar metade da população em pessoas com transtorno mental uma vez por mês? Este é o debate. É realmente possível tornar patológico um processo natural do organismo pela reação ou pelos sintomas que despertam em certas mulheres durante alguns dias do mês?

Fonte: https://amenteemaravilhosa.com.br/

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br