Secretaria de Agricultura e Empaer produzem mudas de café para pequenos produtores rurais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

A prefeitura de Juara, através da secretaria municipal de Agronegócio e Meio Ambiente, celebrou parceria com a Empaer/MT, Empresa Matogrossense de Pesquisa e Extensão Rural, para produção de mudas de café e posterior plantio em áreas rurais do município, que servirão como campo experimental, na tentativa de produção de café Conilon, Canéfola e Robusta.

Segundo Mauro Dirami, secretário de agricultura do município de Juara, as mudas foram adquiridas no município de Colniza, trazidas e mantidas em um viveiro preparado pela prefeitura e agora estão sendo distribuídas para plantio por pequenos produtores rurais da região de Paranorte.

De acordo com o secretário as mudas serão 06 áreas que vão se tornar unidades de referência e serão monitoradas pelos técnicos da Secretaria de Agricultura e da Empaer de Juara.

Das propriedades que receberam as mudas, quatro estão nas proximidades do Distrito de Paranorte e duas da região de assentamento, onde as mudas serão e ficarão sob a responsabilidade dos proprietários dessas áreas.

Ao todo serão cultivados cerca de quatro hectares, com o plantio de 3.300 mudas por hectare, que que chegará a mais de 12 mil pés de café que dentro de mais ou menos um ano já estarão produzindo café de qualidade para ser colocado no mercado consumidor da região.

Nessa parceria, a Empaer e a Secretaria de Agricultura entraram com o preparo das mudas e o acompanhamento do plantio e desenvolvimento dos pés de café e ao produtor rural caberá o cultivo da terra, plantio, irrigação e acompanhamento das plantas, até a produção.

Mauro Dirami explica que, por se tratar de uma Commodities, a colocação nas indústrias de torrefação da região será extremamente fácil, basta ter qualidade.

O engenheiro agrônomo da Empaer Juara, Igor Murilo Bumbieris Nogueira, disse que a finalidade dessa parceria é auxiliar o produtor rural a produzir melhor e com qualidade.

Ele acredita que, se os produtores de dedicarem e seguirem todas as recomendações técnicas, a produção será boa e o lucro é certo.

Fonte: Diretoria de imprensa da prefeitura de Juara

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Acesse Notícias. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com muito ❤️️ por GO7.SITE

⚙️