baner topo1
Juara – Mato Grosso
Sábado, 31 de Outubro de 2020

Secretaria de Saúde Juara inova e cria “PSF Rural” com credenciamento pelo Ministério

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

A Secretaria de Saúde de Juara Silvia Sirena disse à Rádio Tucunaré e Site Acesse Notícias, que o atendimento no perímetro urbano da cidade é realizados nas unidades de PSF e que, na zona rural sempre foi uma preocupação dessa administração, em levar o mínimo em saúde de atenção básica aos distritos do município.

Esses distritos ou locais rurais onde existe um posto de saúde com técnico de enfermagem, estavam isolados e sem referência, ou seja, sem uma equipe que pudesse dar suporte a essas unidades e então, a Secretaria Municipal de Saúde criou um PSF, e o  denominou de “PSF Rural”, onde existe uma equipe credenciada e creditada pelo Ministério da Saúde.

Isso significa, que o Ministério repassa um recurso para o pagamento desta equipe, que se desloca nos distritos Rurais, uma vez ao mês para fazer consultas, assistência, coleta de exames preventivos em mulheres e outros.

Essa população rural quando vai para a zona urbana e precisa de atendimento, chega com uma referência, disse.

Essa base do “PSF Rural” fica na zona urbana no Centro de Saúde local onde era para ser a UPA e percorre todos os Distritos e locais onde há aglomeração populacional na zona rural.

A médica Antônia acompanhada pela enfermeira Tatiane e os técnicos de enfermagem de cada local, são membros deu ma equipe de assistência múltipla para essas localidades, explicou.

Silvia revelou que desde o início desta gestão que possui dois anos frente à prefeitura de Juara, a sua vontade era montar essa equipe que é permanente, que Juara nunca teve.

Ouça a entrevista:

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Com muito ❤️️ por GO7.SITE

⚙️