baner topo1
Juara – Mato Grosso
[dataehoranews]

Tempo seco segue em toda região Sul do Brasil pelo menos até a próxima semana

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Irrigação da lavoura na Fazenda Reconquista Jatei (MS) - Nereu Cesar Medeiros​

Os próximos dias serão de tempo seco para toda a região Sul do Brasil e partes do Brasil Central, segundo previsão do modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No início da próxima semana, instabilidades até avançam sobre o Sul, mas de forma muito rápida.

A condição de tempo firme para a região Sul e partes do Brasil Central preocupa os produtores por conta do desenvolvimento da safrinha de milho.

Até o próximo domingo (11) o tempo ficará predominantemente seco em toda a região Sul do Brasil. Já no final de semana, instabilidades até avançam sobre a região, mas de forma muito rápido e tempo volta a ficar firme e esse cenário segue pelo menos até o dia 14 de abril.

“A chuva deve passar muito rápido no final de semana e sem muito volume, serão mesmo eventos de chuva, muito irregulares. Nesse momento, estamos com um sistema de baixa pressão no oceano que impede as instabilidades”, explica  Gil Schreiner Russo, meteorologista do Inmet.

“A expectativa é que na segunda quinzena de abril esse sistema diminua e favoreça a entrada de frentes frias”, complementa Russo.

O acumulado de chuva dos próximos sete dias em todo o Brasil também mostra a prevalência de tempo firme na região Sul, com volumes que não devem ultrapassar os 10 milímetros acumulados no período, justamente com as previsões para o final de semana com a passagem das instabilidades.

Enquanto isso, partes do Sudeste e Nordeste também terão baixos volumes de chuva e até volumes zerados previstos. Já na região Norte do país, muita chuva segue prevista para os próximos sete dias com instabilidades.

O mapa de previsão de chuva estendida confirma esse cenário de tempo mais firme para a maior parte do Centro-Sul do Brasil. Entre 07 e 15 de abril, o modelo da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA, em inglês) aponta para volumes baixos a moderados.

Entre 15 e 23 de abril, a condição de irregularidade ainda predominará em partes do Brasil, mas com áreas mais abrangentes de chuva no Sul.

Avisos do Inmet nesta quarta-feira

A quarta-feira começa no Brasil com foco nas chuvas na região Norte e pontos do Brasil Central. Tem aviso de chuvas intensas no dia, com perigo, para pontos do AC, AP, AM, PA e RR. Além de chuvas intensas com perigo potencial em áreas do AC, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PI, RJ, RO, SP e TO.

 

Fonte: Notícias Agrícolas/Jhonatas Simião

Com muito ❤ por go7.site