baner topo1
Juara – Mato Grosso
Quarta-Feira, 27 de Janeiro de 2021

Termina quinta-feira, o prazo para o eleitor justificar ausência do 1º turno das eleições 2020

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Nas eleições municipais que ocorreram todos os municípios brasileiros em 15 de novembro de 2020, onde foram escolhidos vereadores e prefeitos, milhares de eleitores por todo Brasil deixaram de votar, descumprindo assim o direito de cidadania.

Esses eleitores tem até o dia 14 de janeiro de 2021, quinta-feira, prazo final para justificar sua ausência nas urnas referente ao primeiro turno das eleições municipais 2020, e para quem deixou de votar no segundo turno, o prazo final para justificativa termina no dia 28 de janeiro.

O eleito que não cumprir o prazo e deixar de justifica deverá pagar uma multa, e caso não pague ou não regularize a situação pode ficará sujeito a restrições.

O procedimento pode ser feito também pela internet, por meio do Sistema Justifica, ou ainda de modo presencial, no Cartório Eleitoral da sua cidade ou posto eleitoral, e em qualquer um dos casos, o eleitor precisará preencher um Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) descrevendo por que não votou.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pede que seja anexada documentação que comprove a razão da falta.

Cada justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu por estar fora de seu domicílio eleitoral. Ou seja, se não tiver votado no primeiro e no segundo turno da eleição, terá de justificar a ausência de cada um, separadamente, obedecendo aos mesmos requisitos e prazos de cada turno.

Fonte: redação-acessenoticias/radiotucunare-agencia brasil

Com muito ❤️️ por GO7.SITE

⚙️