União combate desmatamento no Norte de Mato Grosso

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

O Ministério da Defesa anunciou que Mato Grosso está entre os 3 estados que fazem parte da Operação Verde Brasil 2. A ação é direcionada ao combate de desmatamento ilegal e focos de incêndio na Amazônia Legal. O primeiro município a receber a ação das Forças Armadas é Nova Ubiratã (502 km ao norte da Capital).

Além de Mato Grosso, a ação, que teve início na segunda-feira (11), também abrange o Acre, Rondônia e o sul do Amazonas. Com orçamento de R$ 60 milhões, a operação terá 3,8 mil militares, assim como o apoio da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ibama, ICMBio e Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Em Mato Grosso, a primeira área de atuação é na Estação Ecológica Estadual da região do Rio Rinuro, que tem 102 mil hectares. A região sofre com a retirada ilegal de madeira, desmatamento para a agropecuária, incêndios criminosos e caça de animais silvestres.

A operação tem foco nas unidades de conservação ambiental, terras indígenas e faixas de fronteira. No estado, as atividades são coordenadas do Comando Conjunto Barão de Melgaço, em Cuiabá.

Em outubro foi realizada a primeira fase da Operação Verde Brasil, que conseguiu a detenção de 127 pessoas, a destruição de 45 acampamentos ilegais e R$ 140 milhões em multas.

Fonte: Gazeta Digital

Com muito ❤️️ por GO7.SITE

⚙️