baner topo1
Juara – Mato Grosso
Terca-Feira, 01 de Dezembro de 2020

Vale do Arinos/MT:Quem não fez biometria pode votar? Os votos serão em cédula de papel? Sane dúvidas para as eleições de 2020

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Um boato circulou em Juara de que a votação aconteceria em cédulas de papel, pois a cidade não teria alcançado o índice de eleitores com títulos eleitorais digitais (biometria). Essa informação não procede e o Juiz Eleitoral da 27° Zona Eleitoral da Comarca de Juara, Dr Juliano Hermont Hermes da silva, esclareceu aos ouvintes da Rádio Tucunaré, sobre esse equívoco e reitera, que a votação será em urnas eletrônicas.

Ouça o áudio do magistrado:

Buscamos sanar outras dúvidas mais comuns sobre as eleições:

1-SOBRE BIOMETRIA: Para as eleições de 2020, não é necessário ter a biometria para votar. A biometria era obrigatória até abril, mas a justiça suspendeu a medida por causa da pandemia. Para 2022, isto deve ser revertido novamente. Resolução do TSE permitirá voto de eleitores que não compareceram à revisão biométrica. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu temporariamente o cancelamento de títulos dos eleitores que não compareceram ao cadastro biométrico obrigatório. A medida irá alcançar cerca de 2,5 milhões de eleitores, segundo dados levantados em março, que não participaram das revisões biométricas referentes ao Provimento da Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE) nº 1/2019, que atinge 17 estados (AC, AM, BA, CE, ES, MA, MG, MS, MT, PA, PE, PR, RJ, RS, SC, SP e RO). Com isso, esse eleitorado estará apto a votar normalmente nas Eleições Municipais de 2020.

RESOLUÇÃO DO TSE CLIQUE AQUI

2- Para consultar local de votação esse link do TSE:  Título de eleitor

3- Protocolo Sanitário:  o eleitor deverá seguir o protocolo sanitário definido pelo Tribunal Superior Eleitoral, usando máscara (obrigatório), bem como higienizar as mãos antes e depois de votar e manter o distanciamento social. A Justiça Eleitoral orienta ainda, que se possível o eleitor leve a caneta para assinar o caderno de votação.

4- Horário de votação e preferenciais: O horário da votação este ano foi estendido em uma hora e será das 7h às 17h. De 7h às 10h terá preferência para votar os maiores de 60 anos, mas atenção, trata-se de atendimento preferencial e não exclusivo.

5-Quem é portador de necessidades especiais ou tem alguma doença pode votar no horário dos idosos? Resp: Sim. O horário das 7h às 10h é preferencialmente para os idosos acima de 60 anos votarem, no entanto, não é exclusivo. Qualquer pessoa pode votar das 7h às 17h. O horário foi como medida de segurança dentro do contexto da pandemia.

5- Documentos para votação: Para votar o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto e não é preciso apresentar o título impresso. O eleitor que fez o cadastro biométrico pode apresentar o e-Título como documento de identificação. O documento de identificação não deve ser entregue ao mesário, mas apenas, mostrado a uma distância segura.

6- Não votei nem justifiquei na última eleição e agora poderei votar? Resp: Sim. Pode votar normalmente se estiver com o título regular. No caso, só não poderiam eleitores que deixaram de votar e também não justificaram nas três últimas eleições consecutivas. O eleitor deve baixar o e-título e conferir se está regular. Não votar em uma e duas eleições sem justificar deixa apenas você com pendências.

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Com muito ❤️️ por GO7.SITE

⚙️