baner topo1
Juara – Mato Grosso
Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2021

Validade dos medicamentos: tudo que você precisa saber

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

O significado real do prazo de validade dos medicamentos corresponde exatamente ao período durante o qual o fabricante garante e demonstra, com base em estudos científicos rigorosos, que o produto conservará 100% da sua substância ativa.

O prazo de validade dos medicamentos é a data até a qual a estabilidade do medicamento em sua embalagem original é garantida, se não for aberto ou manipulado e se for armazenado em condições adequadas.

Legalmente, há um limite máximo de validade de 5 anos. No entanto, ele pode ser inferior a 5 anos e, nesse caso, o prazo será indicado na embalagem.

O que é a data de validade dos medicamentos?

Comprar remédios na farmácia

O verdadeiro significado da data de validade é exatamente o que corresponde ao período em que o fabricante garante e mostra, com estudos científicos rigorosos, que o produto reterá 100% do seu ingrediente ativo.

A expiração dos medicamentos pode ser expressa de acordo com o formato 00/0000, ou seja, dois números que indicam o mês e quatro números que indicam o ano, separados por uma barra.

A data de vencimento real é o último dia do mês indicado. Portanto, a data de vencimento se refere ao vencimento de uma garantia de estabilidade e eficácia. Quando a data de validade dos medicamentos é atingida, as propriedades dos medicamentos podem ser afetadas.

Do que a estabilidade de um medicamento depende?

A estabilidade de um medicamento depende de vários fatores, entre os quais estão:

Temperatura

Um dos fatores que mais afeta a preservação de um medicamento é a temperatura. Por isso, é sempre aconselhável mantê-los em locais frescos e secos. Além disso, deve-se garantir que não sofram mudanças bruscas de temperatura.

Forma farmacêutica e validade dos medicamentos

Se a forma farmacêutica for líquida, como as soluções, as suspensões orais ou os xaropes, elas não serão tão estáveis ​​quanto as formas sólidas. No caso das formas farmacêuticas sólidasverifique se há alguma alteração na cor ou na aparência física, embora essas alterações costumem ser um sinal da degradação do excipiente, e não do ingrediente ativo.

Medicamentos de dose múltipla são aqueles que são abertos várias vezes para a administração, como o xarope ou o colírio. Isso pode alterar a estabilidade do medicamento e apresentar riscos potenciais em relação ao efeito e segurança do fármaco.

Portanto, uma vez aberto, o período de validade já não é mais determinado pela data de vencimento, sendo descrito no folheto informativo, e geralmente é mais curto.

Para se lembrar de quando um medicamento foi aberto, é recomendável escrever no frasco a data de abertura. De qualquer forma, é melhor descartar o medicamento restante após o término do tratamento.

Se for um colírio e o tempo de validade, uma vez aberto, não aparecer na embalagem ou no folheto informativo, é recomendável usá-lo no máximo por 4 semanas.

Descubra também: Alimentos e medicamentos que não devemos consumir juntos nunca

O medicamento pode continuar sendo eficaz alguns meses depois?

A validade dos medicamentos

 

Segundo especialistas, após o prazo de validade indicado pelo laboratório, os medicamentos provavelmente ainda serão eficazes. No entanto, quando você respeita a data de validade, tem certeza de que o medicamento não perdeu sua eficácia  e não contém substâncias potencialmente tóxicas.

De um modo geral, pode não haver nada de errado em tomar um medicamento vencido há dois meses. No entanto, uma coisa é que o medicamento vencido continue sendo mais ou menos eficaz, e outra é que se torne tóxico.

O que a ciência diz sobre a validade dos medicamentos?

Nos últimos anos, foram realizadas pesquisas sobre esse assunto em diferentes países para verificar a pureza e o potencial dos medicamentos, uma vez que a data de validade tenha sido atingida. No entanto, deve-se dizer que os medicamentos em estudo foram armazenados em condições ideais.

Os resultados foram surpreendentes, uma vez que uma alta porcentagem reteve pelo menos 90% do seu ingrediente ativo após a data de validade, um valor considerado aceitável pelos padrões mínimos de eficácia ou potencial esperado pelos pesquisadores.

Leia também: Como são classificados os medicamentos analgésicos

Como conservar os medicamentos?

Farmácia

 

Para que um medicamento permaneça em condições ideais de segurança e eficácia até a data de vencimento, ele deve ser conservado adequadamente. Para fazer isso, siga estas instruções:

  • Armazene-os em um local fresco e seco, sem oscilações térmicas.
  • Não os coloque ao lado de eletrodomésticos. Dessa forma, você evitará campos eletromagnéticos.
  • Mantenha-os na sua embalagem original.
  • Se você usar uma caixa de comprimidos para guardá-los, que seja por poucos dias.

Conclusão

Embora a maioria dos estudos afirme que consumir um medicamento que expirou há alguns meses não representa um perigo real para a nossa saúde, o mais aconselhável é não consumi-lo com o prazo de validade expirado para evitar possíveis efeitos adversos.

Fonte: https://melhorcomsaude.com.br/

Com muito ❤️️ por GO7.SITE

⚙️