baner topo1
Juara – Mato Grosso
Sexta-Feira, 04 de Dezembro de 2020

Vigilância Ambiental notificou quase 500 casos de dengue em Juara em 2020

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Com a chegada do período chuvoso, os casos de dengue começa a preocupar as autoridades no sentido de proliferação dos mosquitos da dengue, porque mais de 400 casos de dengue foram notificados neste ano de 2020 pela Vigilância Ambiental em Juara, com um grande percentual de aumento, segundo disse a bióloga Arlete Ramos Assunção responsável pela vigilância.

O município vinha de um período de casos controlados sobre as notificações da dengue, porém de 2019 para este ano de 2020 houve um grande aumento, que não ocorria desde 2010, e os casos de notificações chegaram a 470.

Os fatores que levaram a esse aumento podem estar ocasionados ao surgimento de um novo sorotipo no Estado de Mato Grosso, que seria o sorotipo II, em virtude ter existido muitas pessoas suscetíveis. Já outro fato estaria associado a poucas notificações, e houve relaxo (desleixo) por parte de algumas pessoas em bairros da cidade.

Juara teve aumento de proliferação das larvas devido ao extenso período da seca, e em relação a primeira semana de novembro de 2020 foram constatados 50 imóveis com larvas do mosquito da dengue através de uma analises da Vigilância Ambiental, sendo que no mês de outubro deste ano teve semana que não foi registrado nem um foco.

A bióloga Arlete Ramos Assunção responsável pela vigilância explicou que os depósitos que mais são encontrados larvas são baldes, tambores e vasilha de agua de animais nos quintais, e para isso pede atenção redobrada por parte dos moradores de todos os bairros da cidade.

Ouça aqui a entrevista da bióloga Arlete Ramos Assunção :

Fonte: radiotucunare/acessenoticias

Com muito ❤️️ por GO7.SITE

⚙️