Foi realizado nesta quinta-feira, dia 11 de maio, a 17ª edição do Circuito Aprosoja-MT, na cidade de Porto dos Gaúchos, região do Vale do Arinos, que percorreu 29 cidades do Estado, sendo uma iniciativa da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), e atualmente é considerado um dos maiores e principais eventos da cadeia produtiva da soja no país.
O objetivo do evento agropecuário foi proporcionar aos associados, informações, debates e conhecimentos técnico, político e econômico, que neste ano de 2023 teve como palestrante, o político de extensa experiência na vida pública, Aldo Rebelo, que falou sobre produção e meio ambiente.
Ele é jornalista e já presidiu a Câmara dos Deputados, e foi relator do Código Florestal e ministro nas pastas de Coordenação Política e Relações Institucionais; do Esporte; da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Defesa.
Durante o encontro, os projetos, programas e ações da Aprosoja-MT ficaram à disposição dos associados que necessitam conhecer mais detalhadamente.
Centenas de produtores rurais e convidados estiveram presente no evento e destacaram a importância dessa integração.
Aldo Rabelo disse que a palestra trouxe um o desafio da combinação de duas grandes necessidades, que é produzir alimentos com a segurança alimentar para os agricultores e proteção do Meio Ambiente.
A ideia dessa ação, segundo ele é oferecer segurança alimentar para que os agricultores possam produzir alimentos e também para que tenhamos um Meio Ambiente preservado.
Já Fernando Cadore, presidente da Aprosoja frisou que a primeira coisa foi colher as demandas ouvindo os produtores, trazer um pouco das ações da entidade, mostrando que tipo de ambiente nós estamos inseridos com uma visão diferente, e quais são as maneiras que os produtores possam organizar.
O pecuarista Orivaldo Bezerra, Delegado Titular Coordenador do Núcleo da Aprosoja no Vale do Arinos destacou que os governantes anteriores nunca defenderam os interesses dos brasileiros, e frisou que pela relevância da palestra, mais pessoas deveriam ter participado do evento, frisou que é importante que os produtores se unam para ter respaldos positivos, e por isso os brasileiros não podem se acomodar.
Mesmo assim, o evento que em Porto dos Gaúchos teve o suporto do Sindicato Rural através do mobilizar Julio Cesar e toda diretoria teve saldo positivo conforme o prefeito do município, Vanderlei de Abreu e o presidente do Sindicato Rural de Juara, pecuarista Jorge Mariano de Souza.