Juara – Mato Grosso

11 de dezembro de 2024 17:50

Alunos da Escola de Águas Claras fazem Campanha contra a violência escolar mobilizando estudantes e sociedade

Crédito da foto rede sociais dos alunos

Os alunos do ensino médio da Escola Estadual, Dom Aquino Correa de Águas Claras iniciaram uma campanha de conscientização com o tema “Violência na escola não é brincadeira”, como forma de mobilizar os estudantes e a sociedade em geral.

A iniciativa conta com a participação ativa de uma equipe formada pelos alunos do ensino médio Kaylaine de Souza Aiolfi, Cauã de Souza Aiolfi, Mahyra Santos Silva, Isadora Cristina e Lana Gabrielly Corrêa Bueno. O objetivo é sensibilizar a comunidade escolar sobre os impactos da violência no ambiente educacional.

De acordo com dados oficiais, pelo menos 3,7 milhões de estudantes – o equivalente a 11% dos matriculados no Brasil já sofreram algum tipo de violência escolar, como piadas, humilhação, preconceito e outras formas de agressão.

Esses atos geram consequências graves para a saúde emocional e psicológica das vítimas, incluindo ansiedade, mudanças comportamentais e até depressão.

Como parte da campanha, os alunos produziram vídeos destacando os efeitos traumáticos dessas situações e reforçando a necessidade de combater a violência nas escolas. Eles ressaltaram que, além dos danos emocionais, os estudantes que passam por essas experiências podem enfrentar dificuldades no aprendizado e, em muitos casos, abandonar os estudos.

A direção da escola destaca que a criação de um ambiente escolar seguro e acolhedor é fundamental para prevenir situações de violência física, verbal e psicológica. A proposta é engajar toda a comunidade escolar alunos, professores, funcionários e pais na construção de um espaço que priorize o respeito mútuo e a inclusão.

Destaques da campanha:

  • Atividades interativas: Dinâmicas e palestras com especialistas para debater o tema.
  • Produção audiovisual: Vídeos educativos protagonizados pelos alunos para sensibilizar a comunidade escolar.
  • Apoio psicológico: A campanha inclui ações que visam orientar e acolher estudantes que se sintam vítimas de violência.

A iniciativa reforça o papel essencial da escola não apenas na formação acadêmica, mas também na promoção de valores como respeito, empatia e cidadania, garantindo um ambiente propício para o desenvolvimento integral dos estudantes.

Se houver interesse em mais informações ou na ampliação das ações, a comunidade escolar pode entrar em contato com a direção da Escola Estadual de Águas Claras.

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.