O consumo de cigarros eletrônicos vem aumentando em grande velocidade entre jovens e a ciência vem alertando sobre os males causados pelo vício.
Em Juara o uso desse novo “passatempo” vem aumentando de forma significativas e o problema maior é que poucos sabem, é com relação a existência de produtos com qualidade duvidosa que são vendidos por ambulantes e que contém substâncias lesivas aos pulmões.
Apesar de proibido no Brasil, o cigarro eletrônico vem sendo consumido sem restrições e por consumidores que possivelmente não têm conhecimento das inúmeras substâncias tóxicas que contém — especialistas apontam a ausência de campanhas de esclarecimento para os males que faz à saúde.
Pesquisadores da universidade Tufts School of Dental Medicine, dos Estados Unidos, encontraram evidências que associam o uso dos vapes com maior probabilidade para o surgimento cáries dentárias.
O uso do cigarro eletrônico pode ser prejudicial à saúde, embora seja geralmente considerado menos prejudicial do que fumar cigarros de tabaco. Alguns dos possíveis riscos do cigarro eletrônico incluem:
1-Danos aos pulmões: Alguns estudos sugerem que o vapor do cigarro eletrônico pode danificar os tecidos dos pulmões e levar a inflamação.
2-Risco de explosão: Existem relatos de cigarros eletrônicos explodindo durante o uso ou enquanto estão sendo carregados, o que pode causar ferimentos graves.
3-Contaminação por bactérias e germes: Alguns cigarros eletrônicos podem ser contaminados com bactérias e germes durante o processo de produção ou se não forem limpos adequadamente.
4-Adição de nicotina: Muitos cigarros eletrônicos contêm nicotina, que pode ser viciante e pode levar a problemas de saúde, como doenças cardíacas e derrames cerebrais.
5-Outras substâncias químicas: Alguns cigarros eletrônicos contêm uma variedade de outras substâncias químicas, algumas das quais podem ser prejudiciais à saúde.
Em geral, é importante lembrar que os cigarros eletrônicos ainda são uma forma relativamente nova de consumir nicotina e outras substâncias, e muito ainda não se sabe sobre os seus possíveis efeitos à longo prazo na saúde. Se você estiver considerando usar um cigarro eletrônico, é importante conversar com um médico ou outro profissional de saúde antes de tomar essa decisão.